terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ibama vai reavaliar valores de multas e embargos

Os pecuaristas paraenses que não estão cumprindo a legislação ambiental ganharam nesta segunda-feira (14), uma chance de voltar para a legalidade: o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) se propôs a realizar um mutirão para reavaliar as multas aplicadas ao setor, que considera que os valores cobrados estão muito acima do que prevê a legislação.

A proposta do Ibama, feita com o apoio do Ministério Público Federal, também estabelece que 90% do valor final das multas revistas poderão ser aplicados no reflorestamento e reparação dos danos ambientais ocorridos.

“Essas propostas só valem para áreas desmatadas até o final de 2006”, explica o procurador da República Daniel César Azeredo. “Aqueles que desmataram depois desse ano e que continuam desmatando estarão automaticamente fora do mercado”, complementa Azeredo, referindo-se ao fato de que o setor frigorífico comprometeu-se com o MPF a não comprar matéria-prima de fazendas embargadas pelo Ibama ou daquelas em que venham a ocorrer desmatamentos no futuro.

Por telefone, Lincon Brasil um dos integrantes da comitiva progressense que foi a Belém participar da reunião, disse a nossa reportagem, que os embargos e exigência de retirada do gado das áreas multadas localizadas na chamada área branca de Novo Progresso(fora da Flona Jamanxim) estão suspensas, desde que não tenham sido realizadas nessas propriedades, mais desmates a partir do final do ano 2006.

A notícia tranqüilizou muitos produtores, que vivem momento de grande stress em Novo Progresso, com multas milionárias em seu nome e ordem de retirada de gado para daqui a poucos dias. “Essas multas impagáveis, juntamente com o embargo das áreas, mesmo em área fora da Flona, para produtores que nem realizaram mais derrubadas a partir de 2006 é totalmente injusta. Portanto a proposta do MPF e IBAMA chegam para dar um pouco mais de tranqüilidade” disse o vice prefeito de Novo Progresso Ricardo Faccin, que também está em Belém participando dos eventos relativos ao assunto.

Com informações do Portal ORM
Por Èdio Rosa

Crime bárbaro - homem é esquartejado

“Um homem foi decepado, castrado, teve orelhas cortadas, arrancado o coração e ainda teve seu corpo crivado de balas e facas”. Um crime bárbaro chamou a atenção no município de Marabá, segundo o repórter fotográfico Beto Ferreira um cidadão ainda não identificado foi barbaramente assassinado com requintes de crueldade.
O fato aconteceu quando um agricultor que chegará de seu trabalho depois de uma semana em seu roçado encontrou sua esposa com um homem em cima de sua própria cama.O agricultor não pesou duas vezes e deu várias facadas e depois deu inúmeros tiros no homem.Em seguida ele decepou a cabeça do homem, castrou, tirou as orelhas, arrancou o coração da vitima e depois cravou de tiros e facadas.

Um outro fato que chamou a atenção foi o fato do criminoso ainda ter colocado os órgãos genitais dentro da boca da vitima.O repórter fotográfico afirmou via email que é fã do Blog do Xarope, pois nasceu no município de Altamira e acompanhou todos os detalhes do caso Letícia.Ele pede ao jornalista Hiromar Cardoso que publique o fato, pois dessa forma o povo vai ver o quanto o ser humano é capaz de fazer, “ precisamos de Deus” alerta o repórter fotográfico.

O conceituado advogado Raimundo de Lima Moura, o Dr, Raifran classificou o caso como Trucidade, homicídio qualificado de 12 a 30 anos, fato caracterizado pela situação a violenta emoção. Qual deve ser classificado no Tribunal para crime pacional ou previlegiado. A esposa traidora conseguiu fugir, já o criminoso se entregou a policia.

Fonte: blog do xarope

publicidade

publicidade