sábado, 25 de julho de 2009

CONVÊNIO COM A PREFEITURA VAI VIABILIZAR INSTALAÇÃO DE POSTO DA FUNAI EM NOVO PROGRESSO

A FUNAI pretende instalar um núcleo de atendimento aos índios das aldeias Baú, Kubenkokré e Pukany com sede em Novo Progresso. Para isso, vai contar com apoio da prefeitura municipal de Novo Progresso. Em reunião realizada entre lideranças indígenas dessas aldeias, da FUNAI com a prefeita de Novo Progresso Mandalena Hoffmann, ficou definido os detalhes desse convênio.
Segundo Ivanildo Viana Rocha, Administrador Regional/AER-(FUNAI)Itaituba, as comunidades indígenas da região, adotaram Novo Progresso como localização adequada para a instalação dos órgãos que prestam assistência a esses povos indígenas, a exemplo disso fundaram nesta cidade a Fundação Kabu, que representa os indígenas e realiza na cidade as compras, recebem benefícios previdenciários, sociais e inúmeras outras atividades dos índios. Isso tem colocado o município em evidência e propiciado melhorias para o povo Kaiapó.
A implantação do núcleo da FUNAI em Novo Progresso é uma reinvindicação antiga e constante das comunidades indígenas, haja visto que a FUNAI DE Itaituba responsável pela proteção e promoção das aldeias fica muito distante, o que dificulta um trabalho de qualidade. É oportuno lembrar a grande demanda que esta unidade em Itaituba, possuí com os índios Mandurukus da região do Tapajós, porém além de distante possuí um reduzido número de servidores.
Segundo a FUNAI, tem-se buscado discutir e implantar uma série de ações de governo para os índios na área social, econômica e ambiental, juntamente com Ministérios e demais órgãos da administração pública estadual e federal. “Assim, a presença do órgão indigenista oficial na cidade de Novo Progresso, propiciará a realização de convênios proporcionando a descentralização de recursos orçamentários e financeiros destinados ao financiamento de programas voltados paras as comunidades indigenistas da região.
A prefeitura municipal, através da prefeita Madalena, entendendo essa necessidade, colocou sua administração a disposição para ajudar implantar o núcleo da FUNAI no município, e pretende disponibilizar o espaço adequado para a instalação do referido núcleo e a cessão de 03(três) funcionários, sendo: um motorista, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais, para em conjunto com o Chefe do Núcleo, ter as condições adequadas de responder às demandas das comunidades indígenas assistidas.
Por: Édio Rosa - Tribuna do Povo

Traficantes e demais Presos da Delegacia de Novo Progresso são transferidos.

Na surdina sem imprensa e sem Fotografo somente alguns curiosos que causalmente passaram por lá puderam observar a saída dos Traficantes e demais Presos da Delegacia de Novo Progresso que foram transferidos e ninguém sabe para onde, informações por populares de que estariam com destino a Itaituba.
Blog do Adécio

Santareno morre ao cair de prédio em São Paulo

Por: Manoel Cardoso
O enfermeiro santareno Paulo Jailson Melo Rodrigues, 34 anos, conhecido como “Paulo Pará”, morreu na noite da última segunda-feira, 20, após cair do 7º andar do edifício em que morava na Rua Barão de Campinas, em São Paulo, que pegou fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, além de Paulo Melo, uma mulher morreu e outras seis pessoas ficaram feridas durante o incêndio, que foi controlado por volta das 14horas da terça-feira.
Parentes informaram que o acidente não aconteceu como a imprensa Paulista noticiou, que Paulo teria se jogado do apartamento depois de iniciar um incêndio no 6º andar do prédio. Familiares relataram, ainda, que Paulo Pará, como era conhecido em São Paulo, estava enviando mensagens pela internet para parentes e amigos próximo à janela do prédio quando iniciou o incêndio. Após inalar bastante fumaça em decorrência do fogo, desmaiou e caiu do 7º andar do prédio. Ele ainda foi socorrido por populares, mas não resistiu aos ferimentos causados pela queda e morreu no local.
O corpo do enfermeiro foi removido por parentes para Santarém, chegando por volta de 01h de ontem, sendo velado na residência da família, localizada na Rua Verbena, bairro Jardim Santarém e depois sepultado no cemitério São João Batista, em Santarém.
O irmão da vitima, Jairo Melo Rodrigues, conta que o acidente aconteceu por volta das 12h20 do dia 20 em São Paulo, onde o fogo começou no 6º andar e o seu consangüíneo morava no sétimo andar, de número 701. Ele explica que devido à grande quantidade de monóxido de carbono inalado em decorrência da fumaça, Paulo Pará procurou ficar na janela para se resfriar e pegar mais ventilação e oxigênio esperando chegar socorro tanto de médicos, quanto de bombeiros, dentre outros recursos existentes na capital paulista.
“Ele (Paulo) estava na janela de saída e entrada de ar, e inspirou bastante monóxido até desmaiar e, como estava sentado na janela caiu de cima e, faleceu devido a muitos traumas na cabeça”, narrou.
Jairo Melo disse, ainda, que por seu irmão ser formado em enfermagem estava há cerca de 10 anos morando na capital paulista, onde atuava como voluntário atendendo pacientes no Hospital das Clínicas, além de trabalhar como gerente de vendas de produtos importados, de perfume da Boticário, na loja Lumi em um Shopping daquela cidade. Jairo afirma que a família ficou sabendo do ocorrido através de um telejornal, quando seu sobrinho, que reside em Santarém estava assistindo TV na tarde de segunda-feira e mudou de canal por achar que aquela empresa de comunicação só levava ao ar noticias trágicas, porém, na noite daquele mesmo dia passou uma reportagem informando que um prédio havia pegado fogo em São Paulo vitimando o enfermeiro Jailson Melo Rodrigues.
“Mas meu sobrinho não acreditou e mudou para outro canal, que informou Paulo Jailson, enfermeiro que era conhecido pelos colegas em São Paulo como Paulo Pará”, diz Jairo Melo, destacando que ao ouvir a notícia seu sobrinho entrou em contato com a sua irmã, que lhe procurou para explicar o ocorrido e, como tinha o número do celular de Paulo Pará em São Paulo, ligou para saber notícias. “Liguei e quem atendeu já foi uma colega, que não conseguiu transmitir a informação e passou para uma senhora, que era amiga da família. Ela falou que Paulo tinha sido vitima do incêndio num prédio, de onde caiu e faleceu”, concluiu.
Na noite desta quinta feira dia 23/072009 foi registrado pela policia militar mais uma tentativa de assassinato.Segundo sargento NERES, o fato aconteceu no bairro jardim planalto próximo ao campo de futebol.Testemunhas relatam que dois homens em moto disparam três tiros contra a vida do senhor Gilberto Marcos dos Santos que é funcionário da empreiteira que está fazendo asfalto na BR 163 em Novo Progresso.A vitima após levar os tiros, muito ferido ainda conseguiu correr até a clinica sinhá, a onde recebeu os primeiros socorros e logo em seguida foi levado para hospital municipal.No hospital ele foi feito uma cirurgia para retirar uma das balas que estava alojada no braço, informações que seu estado é estável e passa bem. CJ MORAES/DIGITAL NOTICIAS

Navegue pelos artigos

publicidade

publicidade