sábado, 25 de julho de 2009

CONVÊNIO COM A PREFEITURA VAI VIABILIZAR INSTALAÇÃO DE POSTO DA FUNAI EM NOVO PROGRESSO

A FUNAI pretende instalar um núcleo de atendimento aos índios das aldeias Baú, Kubenkokré e Pukany com sede em Novo Progresso. Para isso, vai contar com apoio da prefeitura municipal de Novo Progresso. Em reunião realizada entre lideranças indígenas dessas aldeias, da FUNAI com a prefeita de Novo Progresso Mandalena Hoffmann, ficou definido os detalhes desse convênio.
Segundo Ivanildo Viana Rocha, Administrador Regional/AER-(FUNAI)Itaituba, as comunidades indígenas da região, adotaram Novo Progresso como localização adequada para a instalação dos órgãos que prestam assistência a esses povos indígenas, a exemplo disso fundaram nesta cidade a Fundação Kabu, que representa os indígenas e realiza na cidade as compras, recebem benefícios previdenciários, sociais e inúmeras outras atividades dos índios. Isso tem colocado o município em evidência e propiciado melhorias para o povo Kaiapó.
A implantação do núcleo da FUNAI em Novo Progresso é uma reinvindicação antiga e constante das comunidades indígenas, haja visto que a FUNAI DE Itaituba responsável pela proteção e promoção das aldeias fica muito distante, o que dificulta um trabalho de qualidade. É oportuno lembrar a grande demanda que esta unidade em Itaituba, possuí com os índios Mandurukus da região do Tapajós, porém além de distante possuí um reduzido número de servidores.
Segundo a FUNAI, tem-se buscado discutir e implantar uma série de ações de governo para os índios na área social, econômica e ambiental, juntamente com Ministérios e demais órgãos da administração pública estadual e federal. “Assim, a presença do órgão indigenista oficial na cidade de Novo Progresso, propiciará a realização de convênios proporcionando a descentralização de recursos orçamentários e financeiros destinados ao financiamento de programas voltados paras as comunidades indigenistas da região.
A prefeitura municipal, através da prefeita Madalena, entendendo essa necessidade, colocou sua administração a disposição para ajudar implantar o núcleo da FUNAI no município, e pretende disponibilizar o espaço adequado para a instalação do referido núcleo e a cessão de 03(três) funcionários, sendo: um motorista, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais, para em conjunto com o Chefe do Núcleo, ter as condições adequadas de responder às demandas das comunidades indígenas assistidas.
Por: Édio Rosa - Tribuna do Povo

publicidade

publicidade