quarta-feira, 9 de junho de 2010

Homem foi morto a tiros com a própria arma no Jd. América

O acusado do crime ainda é desconhecido
Homem foi morto a tiros com a própria arma
Francisco Araújo Coelho
Pará - O crime aconteceu por volta das 19:30 horas do dia 6, domingo, quando a vítima Francisco Araújo Coelho, maranhense, 50 anos de idade, foi assassinado à tiros disparados de sua própria arma por um cidadão até então não identificado.

Segundo o cidadão Silvestre Dutra Costa, que comunicou o crime na Delegacia de Novo Progresso, disse que a vítima estava em frente sua casa, onde tinha ido buscar seu filho, e quando estava na cozinha da casa ouviu dois tiros e ao verificar o que se tratava, já viu a vítima travando luta corporal com o acusado, e logo em seguida ouviu mais uns três disparos, quando já avistou o acusado correndo em fuga. A vítima caiu e morreu no local.

A arma usada no crime era da própria vítima, confirmação esta dada por Silvestre, pois garantiu ter visto a vítima com um revólver na cintura antes do crime.

O motivo do crime seria uma dívida que o acusado teria ido cobrar da vítima, daí gerando uma discussão e, consequentemente, o homicídio.

Informações dão conta de que no momento da discussão a vítima teria sacado a arma para atirar no acusado, mas houve luta corporal e o acusado conseguiu tomar-lhe a arma e atirou contra a vítima.



Menino de 6 anos é vítima de abuso sexual

Um crime cometido com requintes de crueldade deixou a população do município de São Félix do Xingu revoltada. Um menino de apenas seis anos de idade, que havia sumido de casa na tarde do último sábado (5), foi encontrado morto dentro de uma fossa que fica em frente à casa onde morava.

De acordo com o delegado Edivaldo Machado, responsável pelas investigações e titular da delegacia São Félix do Xingu, o corpo da criança foi encontrado por volta das 19 horas de domingo com sinais de violência sexual e estrangulamento.

Ainda segundo o delegado, dois suspeitos do crime foram detidos logo após o corpo ter sido encontrado. Um dos suspeitos morava na casa da criança e o outro era vizinho da vítima. Os dois seguem detidos na delegacia de São Félix do Xingu.

O delegado informou ainda que solicitou a prisão temporária dos acusados até que seja divulgado o resultado da perícia feita no corpo da criança, para saber se o esperma que foi encontrado no corpo do menino pertence a um dos acusados. (Colaboração: Paulo Carrion)

Editor: Otávio Araújo

DNIT recebe licença do Ibama para asfaltar mais um segmento da BR 163

DNIT recebe licença do Ibama para asfaltar mais um segmento da BR 163
A Licença de Instalação emitida pelo Ibama ao Departamento Nacional de Infraestrutra de Transporte – DNIT é para asfaltamento de um segmento de 102, 3 quilômetros, a partir da divisa do estado do Mato Grosso até a localidade de Salto Curuá, no Pará. Com esta licença são mais de 700 quilômetros de obras já autorizadas pelo Ibama para o trecho da BR 163 compreendido entre Guarantã do Norte/MT e Miritituba/PA.

Esse é o último segmento que restava ser licenciado pelo Ibama. Para essas obras, foram exigidas do DNIT adequações aos programas de treinamento e capacitação de mão de obra, recuperação de áreas degradadas, proteção à fauna, educação ambiental, dentre outros.



Fonte: Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Secretaria Municipal de Educação comemora a formação da 1ª turma do MOVA e a matrícula de 200 novos alunos

A Secretaria Municipal de Educação comemora a formação de sua 1ª turma do Projeto “MOVA” (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), que, como a pro Coordenadora Telma Magro informa o nome indica, tem por finalidade ensinar a ler e escrever pessoas com uma faixa etária acima de 15 anos que não tiveram chances de estudar na época apropriada.

Segundo o Secretario de Educação Gilberto Santos, o projeto em Novo Progresso, já dispõe de 200 alunos inscritos em todo o município. O projeto será desenvolvido em parceria, entre a Secretaria de Estado de Educação, o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e o município de Novo Progresso.

O objetivo geral do MOVA é desenvolver um processo de alfabetização de jovens e adultos estimulando habilidades de escrita e leitura, além de uma visão crítica de sua realidade. O público-alvo do projeto são as pessoas com idades a partir de 15 anos que não tiveram acesso à alfabetização. As aulas são ministradas por educadores treinados e capacitados pelas equipes técnico-pedagógicas do Instituto Paulo Freire.

O projeto visa ainda contribuir para o fortalecimento da cidadania no Brasil, fazendo com que as atividades educativas caminhem lado a lado com a geração de emprego e renda.

O MOVA-BRASIL foi inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, promovendo a dignidade humana através da implantação de turmas de alfabetização de jovens e adultos. As aulas se desenvolvem com base nas situações significativas da realidade de cada turma. São os educando que trazem os temas a serem tratados em sala de aula.

O conhecimento construído gera uma compreensão mais profunda do mundo vivido pelos educandos, suas preocupações, angústias, problemas, possibilidades, oportunidades e forças. A partir desta compreensão crítica de sua própria condição, educandos são estimulados a se assumirem como sujeitos da construção de realidades mais justas, criando oportunidades para reconstruírem seu destino e conquistarem a cidadania plena e participativa.

Os adultos e Jovens que passam pelo MOVA são incluídos na Modalidade EJA, que consiste em incentivar, Adultos e Jovens a partir dos 15 anos para dar continuidade aos estudos. O MOVA em Novo Progresso teve inicio em maio de 2.009.

Segundo a Professora Telma: No decorrer destes meses, ouvimos muitos depoimentos dos nossos alunos. O Município está se desenvolvendo. Pessoas que nas últimas eleições tiveram que votar assinando o nome com suas “digitais”, hoje estão orgulhosos, em poder assinar qualquer documento.

Temos turmas funcionando no centro da cidade, bem como na Escola Curumim I, Escola Deputado João Carlos Batista, e turmas no interior do município como na Escola Miguel Rodrigues da Silva, Assentamento Nova Fronteira e Escola Santa Júlia na Comunidade Santa Júlia.

Nos dias 28 e 29 de maio de 2.010, houve Formação Continuada com as Alfabetizadoras, e Coordenadora do Município e também a 1ª certificação de Alfabetizandos do ano de 2.009 com a presença marcante da Técnica do MOVA de Belém Senhora, Ana Patrícia Cohen. E a partir do dia 1ª de junho iniciaram as aulas nos locais citados acima com mais de 200 alunos inscritos.

As matriculas se encontram abertas até o final do mês de junho de 2.010.

Assessoria de imprensa da prefeitura: Ilda Araujo dos Santos

Secretaria Municipal de Agricultura incentivar o Plantio de Cacau em Novo Progresso

A Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Progresso está fazendo cadastro dos agricultores para o plantio de cacau, com apoio a Assistência Técnica. Com a medida o secretário Edson Santarém pretende ampliar a atividade já existente e criar novas áreas cacaueiras no município que futuramente será uma economia de peso na região além de ser um sistema Agro florestal.

O Serviço de Extensão Rural no Estado do Pará responde programaticamente pela coordenação dos trabalhos dirigidos tanto à expansão, sistematização, aprimoramento e consolidação da lavoura cacaueira, em bases sustentáveis, quanto à promoção e melhoria das condições de vida, dos agricultores e comunidades rurais assistidos na região.

Explorada basicamente por pequenos produtores e estabelecidos predominantemente em solos de média a alta fertilidade, a cacauicultura paraense destaca-se como uma das mais competitivas do mundo, principalmente quando se considera a produtividade média (850 kg/ha) e o baixo custo de produção (US$ 600,00/t) da lavoura, observados no Território da Transamazônica, zona que concentra 77% (29 mil toneladas) da produção estadual (CEPLAC /SUEPA/ SISCENEX, 2006).

Tal desempenho, associada às características francamente preservacionistas da produção de cacau em sistemas agroflorestais, elege a cacauicultura como uma das mais interessantes alternativas agrícolas para o desenvolvimento rural sustentável da região, sendo, atualmente, discutida a sua inclusão como espécie para composição da reserva legal das propriedades agrícolas na Amazônia.

Primeiro, a grande disponibilidade de solos de média a alta fertilidade em áreas já alteradas, tanto na região da Transamazônica, como na nova fronteira que se estabelece no Sul do Pará.
Segundo, a grande disposição e interesse do Governo Federal em conter a pressão por desmatamentos e expansão da pecuária na Amazônia, incentivando a exploração de áreas alteradas através de cultivos perenes consorciáveis com essências florestais, qual o cacau.

No tocante com o município de Novo progresso, através da Secretaria de Agricultura, na pessoa do Secretario Edson Santarém, esta sendo feito um cadastro dos agricultores para o plantio de sementes de cacau que teve inicio em maio, com apoio a Assistência Técnica, fatores mostram-se amplamente favoráveis à implantação de novas áreas cacaueiras na região que futuramente será uma economia de peso na região além de ser um sistema Agro florestal.

Ilda Araujo dos Santos

publicidade

publicidade