quarta-feira, 9 de junho de 2010

Secretaria Municipal de Agricultura incentivar o Plantio de Cacau em Novo Progresso

A Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Progresso está fazendo cadastro dos agricultores para o plantio de cacau, com apoio a Assistência Técnica. Com a medida o secretário Edson Santarém pretende ampliar a atividade já existente e criar novas áreas cacaueiras no município que futuramente será uma economia de peso na região além de ser um sistema Agro florestal.

O Serviço de Extensão Rural no Estado do Pará responde programaticamente pela coordenação dos trabalhos dirigidos tanto à expansão, sistematização, aprimoramento e consolidação da lavoura cacaueira, em bases sustentáveis, quanto à promoção e melhoria das condições de vida, dos agricultores e comunidades rurais assistidos na região.

Explorada basicamente por pequenos produtores e estabelecidos predominantemente em solos de média a alta fertilidade, a cacauicultura paraense destaca-se como uma das mais competitivas do mundo, principalmente quando se considera a produtividade média (850 kg/ha) e o baixo custo de produção (US$ 600,00/t) da lavoura, observados no Território da Transamazônica, zona que concentra 77% (29 mil toneladas) da produção estadual (CEPLAC /SUEPA/ SISCENEX, 2006).

Tal desempenho, associada às características francamente preservacionistas da produção de cacau em sistemas agroflorestais, elege a cacauicultura como uma das mais interessantes alternativas agrícolas para o desenvolvimento rural sustentável da região, sendo, atualmente, discutida a sua inclusão como espécie para composição da reserva legal das propriedades agrícolas na Amazônia.

Primeiro, a grande disponibilidade de solos de média a alta fertilidade em áreas já alteradas, tanto na região da Transamazônica, como na nova fronteira que se estabelece no Sul do Pará.
Segundo, a grande disposição e interesse do Governo Federal em conter a pressão por desmatamentos e expansão da pecuária na Amazônia, incentivando a exploração de áreas alteradas através de cultivos perenes consorciáveis com essências florestais, qual o cacau.

No tocante com o município de Novo progresso, através da Secretaria de Agricultura, na pessoa do Secretario Edson Santarém, esta sendo feito um cadastro dos agricultores para o plantio de sementes de cacau que teve inicio em maio, com apoio a Assistência Técnica, fatores mostram-se amplamente favoráveis à implantação de novas áreas cacaueiras na região que futuramente será uma economia de peso na região além de ser um sistema Agro florestal.

Ilda Araujo dos Santos

publicidade

publicidade