quarta-feira, 9 de junho de 2010

Secretaria Municipal de Educação comemora a formação da 1ª turma do MOVA e a matrícula de 200 novos alunos

A Secretaria Municipal de Educação comemora a formação de sua 1ª turma do Projeto “MOVA” (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), que, como a pro Coordenadora Telma Magro informa o nome indica, tem por finalidade ensinar a ler e escrever pessoas com uma faixa etária acima de 15 anos que não tiveram chances de estudar na época apropriada.

Segundo o Secretario de Educação Gilberto Santos, o projeto em Novo Progresso, já dispõe de 200 alunos inscritos em todo o município. O projeto será desenvolvido em parceria, entre a Secretaria de Estado de Educação, o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e o município de Novo Progresso.

O objetivo geral do MOVA é desenvolver um processo de alfabetização de jovens e adultos estimulando habilidades de escrita e leitura, além de uma visão crítica de sua realidade. O público-alvo do projeto são as pessoas com idades a partir de 15 anos que não tiveram acesso à alfabetização. As aulas são ministradas por educadores treinados e capacitados pelas equipes técnico-pedagógicas do Instituto Paulo Freire.

O projeto visa ainda contribuir para o fortalecimento da cidadania no Brasil, fazendo com que as atividades educativas caminhem lado a lado com a geração de emprego e renda.

O MOVA-BRASIL foi inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, promovendo a dignidade humana através da implantação de turmas de alfabetização de jovens e adultos. As aulas se desenvolvem com base nas situações significativas da realidade de cada turma. São os educando que trazem os temas a serem tratados em sala de aula.

O conhecimento construído gera uma compreensão mais profunda do mundo vivido pelos educandos, suas preocupações, angústias, problemas, possibilidades, oportunidades e forças. A partir desta compreensão crítica de sua própria condição, educandos são estimulados a se assumirem como sujeitos da construção de realidades mais justas, criando oportunidades para reconstruírem seu destino e conquistarem a cidadania plena e participativa.

Os adultos e Jovens que passam pelo MOVA são incluídos na Modalidade EJA, que consiste em incentivar, Adultos e Jovens a partir dos 15 anos para dar continuidade aos estudos. O MOVA em Novo Progresso teve inicio em maio de 2.009.

Segundo a Professora Telma: No decorrer destes meses, ouvimos muitos depoimentos dos nossos alunos. O Município está se desenvolvendo. Pessoas que nas últimas eleições tiveram que votar assinando o nome com suas “digitais”, hoje estão orgulhosos, em poder assinar qualquer documento.

Temos turmas funcionando no centro da cidade, bem como na Escola Curumim I, Escola Deputado João Carlos Batista, e turmas no interior do município como na Escola Miguel Rodrigues da Silva, Assentamento Nova Fronteira e Escola Santa Júlia na Comunidade Santa Júlia.

Nos dias 28 e 29 de maio de 2.010, houve Formação Continuada com as Alfabetizadoras, e Coordenadora do Município e também a 1ª certificação de Alfabetizandos do ano de 2.009 com a presença marcante da Técnica do MOVA de Belém Senhora, Ana Patrícia Cohen. E a partir do dia 1ª de junho iniciaram as aulas nos locais citados acima com mais de 200 alunos inscritos.

As matriculas se encontram abertas até o final do mês de junho de 2.010.

Assessoria de imprensa da prefeitura: Ilda Araujo dos Santos

publicidade

publicidade