quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vereadora Sara Royer faz indicação de moção de Parabenizarão ao Lions Clube de Novo Progresso

Tramita na Câmara Municipal de Vereadores progressense uma indicação de Moção de Parabenizarão ao Lions Clube de Novo Progresso, de autoria da Vereadora Sara Maria Royer Schneider (PSDB). O motivo da moção é a atuação marcante que o clube de filantropia vem desenvolvendo ao longo dos nove anos de existência.

Com apenas nove anos de fundação da associação os leoninos progressenses já realizaram inúmeras atividades que renderam prêmios á entidade, como a estatueta de do Leão de Ouro e destaque-se no cenário nacional como clube 100%. O Lions da cidade pertence ao Distrito LA 6 que engloba quatro estados, Pará, Maranhão, Amapá, e Piauí.

Alem das promoções o Lions inaugurou a sua própria sede no dia 30 de maio no Bairro São Marcos, continua com os trabalhos de ajuda aos mais necessitados e elabora outras atividades como o torneio de pesca esportiva e despoluição do Rio Jamanxim entre outras que estão por vir.

Na última sessão da Câmara Municipal de Novo Progresso o presidente do clube Sr. Eloido Bertollo e outros leoninos estiveram presentes para acompanhar os trabalhos dos parlamentares e para fazer a entrega de vários óculos de grau da campanha que vem fazendo há dias e contou com a colaboração dos vereadores Adécio Piran, Sara Royer e Wagner.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

Marceneiro de 63 anos é acusado de aliciar e estuprar cinco menores durante dois anos em Novo Progresso

O marceneiro nipo-brasileiro Oritaka Oshima de 63 anos morador do Bairro Otavio Onetta foi indiciado pela polícia sob a acusação de aliciar e manter relações sexuais com cinco meninos com idades de 8, 9, 10, 11 e 14 anos, por cerca de dois anos. Segundo o delegado Dr. Lucivelton Ferreira o acusado vinha cativando os menores durante todo esse tempo com presentes artesanais, como carrinhos e espingardinhas feitos de madeira por ele mesmo.

O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar que conferiu in loco com a presença da Polícia Militar e constatou o procedimento e pegou o nissei em flagrante delito. No momento havia dois menores com o acusado, eles contaram a conselheira Ray Amorim que tinha mais três meninos que também praticavam as mesmas coisas com o marceneiro em troca dos presentes. Foram apuradas mais informações com terceiros que confirmaram a movimentação de menores constantemente na casa do idoso que é solteiro e mora só.

Segundo a conselheira e o delegado as vítimas confessaram que eram induzidos a praticar sexo oral e permitir a conjunção carnal via anal com o acusado. Disseram também que os menores se encontram em estado de vulnerabilidade, situação em que os pais não estão presentes no dia a dia dos filhos.

Oritaka Oshima está sendo enquadrado no artigo 217 da Lei Federal N° 12.015 de 07 de agosto de 2009, que prevê pena de 8 (oito) a 15 (quinze) anos de reclusão, (texto original) ‘TER CONJUNÇÃO CARNAL OU PRATICAR ATO LIBIDINOSO COM MENOR DE 14 (catorze) ANOS”, (estupro de vulnerável).

O agente policial está instaurando o inquérito e vai encaminhar ao Ministério Público enquanto o acusado responderá em liberdade. Os menores vão para a casa de passagem do Conselho Tutelar.

A presidente do Conselho Tutelar, Maria da Assunção “Ceiça”, disse que foram realizadas várias palestras de conscientização, prevenção e combate a pedofilia com pais e alunos de escolas do primário, o que vem contribuindo para o aumento do número de denuncias de casos suspeitos. As palestras vão continuar até chegar aos alunos do ensino médio.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

publicidade

publicidade