terça-feira, 27 de abril de 2010

Valmir Climaco assume em Itaituba. Expectativa é pelo anúncio dos secretários

Valmir Climaco e Edir Pires assumiram nesta segunda-feira, a Prefeitura de Itaituba depois de uma semana de ansiedade. A diplomação ocorreu na sede do Cartório Eleitoral e reuniu as principais lideranças políticas do município. Na Câmara de Vereadores, finalmente, o "novo prefeito" foi conduzido ao cargo para cumprir mandato de pouco mais de dois anos.

Manifestação - Sem terras fecharam BR-163 em Novo Progresso

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra de Novo Progresso interditaram hoje rodovia Br-163 na saída da cidade para protestar contra a morte do sindicalista morto no Pará e reivindicar terras.

Manifestante fecharam a pista da BR-163 em programação conjunto com o MST do estado do Pará para protestar contra o assassinato do companheiro sindicalista Pedro Alcântara de Souza presidente da FETRAF- morto recentemente na cidade de Redenção no estado do Pará, assassinado com cinco tiros a queima roupa. O Movimento reclamam também da lentidão na liberação de projetos de assentamento em Novo Progresso.


Membros de movimento se dizem ignorados por superintendência: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra bloquearam, das 7h da manhã desta terça (27) em protesto contra a morte do sindicalista morto recentemente no estado e a morosidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em regularizar áreas para assentar as famílias. Cerca de 200 famílias fecharam a pista da BR-163.

Na BR-163, os bloqueios foram montados no trecho de ligação entre Novo Progresso e a cidade de Itaituba, O trânsito foi prejudicado porque próximo ao ponto escolhido pelos manifestantes não existem desvios.

O coordenador do movimento em Novo Progresso afirma que a morosidade do Incra na regularização de áreas para reforma agrária, evidencia a postura “anti-trabalhadores” da superintendência regional do órgão. Ele reclama que processos se arrastam por até 5 anos, como no caso do projeto de assentamento na comunidade de Santa Julia a 30 quilômetros da sede do município , área que os sem-terra exigem para a desapropriação. O manifesto que iniciou pela manha e foi até as 17:00 horas em todo estado.

Texto: Folha do Progresso

publicidade

publicidade