terça-feira, 30 de junho de 2009

Celpa alerta para o perigo das pipas

O período das férias escolares se aproxima e junto com ele começam as brincadeiras com pipas, papagaios e rabiolas. Essa ingênua brincadeira representa sérios riscos para as pessoas, para o sistema elétrico e para a cidade que depende de eletricidade para funcionar. O perigo está no choque elétrico que o empinador pode sofrer ao tentar recuperar o papagaio engatado na rede de distribuição, que é energizada. Já a rede, pode ser danificada pela ação, levando à interrupção do fornecimento de energia.

Outra preocupação é o cerol, usado na linha do papagaio, que pode machucar a pessoa que está brincando, ou até mesmo, cortar os cabos da rede elétrica, devido à freqüência com que a linha encerada é puxada quando engata na fiação, ocasionando a suspensão do fornecimento de energia para milhares de pessoas e, em alguns casos, até a interrupção da eletricidade para hospitais, aeroportos e outros locais importantes.

“Esse tipo de acidente prejudica a população como um todo e pode causar sérios acidentes. E uma brincadeira que poderia ser divertida pode se transformar em um drama para pessoas que se acidentam e para a Cidade que fica sem energia elétrica em vários pontos”, é o que destaca Edilberto Müller, coordenador de Operação e Distribuição da Celpa.

Para se ter uma idéia da gravidade do problema, números da Celpa mostram que, em julho, as incidências de interrupções no fornecimento provocado por pipas são maiores na Região Metropolitana de Belém, onde há grande concentração de pessoas, o que aumenta em média 25% o número de interrupções. Em junho do ano passado, a Celpa registrou 476 ocorrências de interrupções causadas por pipas. E no mês de julho, considerado o período mais crítico, as ocorrências chegaram a 880 casos. De maio a dezembro de 2008 a empresa totalizou 1.695 casos de interrupções na rede elétrica causadas pelo brinquedo. Desde o início de 2009 já foram computadas 403 interrupções desse tipo, dentre as quais 125 aconteceram neste mês de junho.

A Celpa orienta os pais e a população que fiscalizem esse tipo de brincadeira, considerada saudável, mas que necessita de cuidados. “É preciso que eles fiquem em alerta e fiscalizem os locais que seus filhos escolhem para empinar os papagaios. Não só os pais, mas a população em geral precisa orientar aquele garoto ou adulto que brinca na sua vila, rua ou bairro para que se divirtam com responsabilidade”, comenta Müller.

Com o objetivo de alertar as pessoas, a empresa especifica algumas atitudes que devem ser tomadas para evitar acidentes e desligamentos no sistema:

Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;
Evite o uso do cerol na linha;
Evite empinar papagaio próximo às redes elétricas. Empine em lugares abertos como praças, parque e campos de futebol;
Evite empinar a pipa quando estiver chovendo ou relampejando, sob risco de levar choque elétrico;
Não suba em postes ou entre em subestações para resgatar pipas, papagaios e rabiolas, pois além de proibido é muito arriscado. São áreas constantemente energizadas e o perigo de acidentes com choques elétricos é muito grande;
Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica, pois são responsáveis por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica no mês de julho.
(Assessoria Rede Celpa)

publicidade

publicidade