sábado, 7 de agosto de 2010

CredPará libera mais de 141 mil reais em financiamentos em Novo progresso

Nesta quinta-feira 04 de agosto o CredPará liberou mais de 141 mil reais para 61 beneficiários do micro crédito. A cada dois meses o programa libera uma etapa. Essa é a quinta edição, as operações já somam mais de 1, 2 milhão de reais.

Entre os beneficiados estão donas de casa, agricultores familiares, horticultores, vendedores e mecânicos entre outros que receberam o pagamento em espécie, os valores vão de 1.300 reais até o máximo de 2.000 mil reais. A devolução é feita em quinze vezes, adicionado 1% de juros ao mês, e um mês de carência para começar a pagar.

A cerimônia aconteceu na manhã de ontem no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença da prefeita Madalena Hoffmann, de alguns secretários, do coordenador do CredPará Solidário, Magno Costa Cardoso e dos beneficiários.

O secretário municipal de indústria e comércio, Mauro de Assis Cunha, destacou que o benefício vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e injeta dinheiro na economia da cidade, já são mais de um milhão e duzentos mil reais pagos em Novo Progresso.

A prefeita destacou a importância das parcerias entre as secretarias municipais no suporte das ações e disse que trinta por cento da merenda escolar é proveniente da agricultura familiar do município e, que outros produtores interessados podem se dirigirem até a prefeitura para se inscreverem como fornecedores que o programa CredPará também contempla esse seguimento.

A executiva observou que todos têm liberdade de produzir e vender seu produto, “estamos orgulhosos pela atitude e a coragem de vocês fazerem coisas novas”, completou a prefeita.

Foram feitas sete entregas simbólicas, na seqüência os trabalhadores receberam o dinheiro ali mesmo no local. A prefeita entregou o documento para a dona de casa, senhora Maria José Rodrigues Lima que tomou R$1.300,00 (mil e trezentos reais) emprestados, para trabalhar com artesanatos, principalmente com bordados em sandálias. Há mais de dois anos que ela atua na ária, tem cinco pessoas na família e mora no Bairro Santa Luzia.

A sede do CredPará Micro Crédito Solidário está na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, provisoriamente. Magno Costa Cardoso, coordenador do CredPará em Novo Progresso, disse que o interessado faz a inscrição depois recebe uma vistoria e no caso da aprovação é contemplado com o empréstimo de no mínimo 1.300 reais e no máximo 2.000 reais. A cada dois meses o programa libera um pacote de pagamento.

Os trabalhadores que mais utilizam o dinheiro em Novo Progresso são: vendedoras de produtos cosméticos, agricultor familiar, mecânico de bicicleta, horticultor, piscicultor e farinheiras.

Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade