segunda-feira, 24 de maio de 2010

USO DE CIANETO NO GARIMPO ESTÁ MATANDO EM JACAREACANGA

“O cianeto é um produto químico, altamente nocivo aos seres humanos, e que requer muito cuidado para se trabalhar com ele”, avisou o subcomandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, major Luiz Cláudio (foto). O Subcomandante dos Bombeiros declarou que houve denúncia por parte da comunidade. Esta denúncia, por ser muito grave, chegou ao Ministério Público. Pior, é que a Licença de Operação para utilização do Cianeto no garimpo foi dada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), órgão estadual.

Garimpeiros da região do Alto Tapajós denunciaram o uso ilegal de cianeto em garimpos da região. O uso do produto foi constatado por uma equipe da Defesa Civil do Estado, acompanhada de membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Jacareacanga. Eles estiveram no início deste mês inspecionando a mina Ouro Roxo, no município de Jacareacanga, região do Tapajós, onde constataram o uso do produto químico sem qualquer segurança.

“Existem espécies de piscinas, onde são processados os dejetos, jogam cianetos. Se houver um vazamento, a tendência é que a contaminação seja levada para o rio que passa na comunidade São José”, explicou o subcomandante. O Major Bombeiro Luiz Cláudio Rego dos Santos, coordenador da 4ª Defesa Civil, que comandou a inspeção, manifestou preocupação sobre a manipulação do cianeto, uma vez que não há na mina um técnico responsável pela preparação do produto químico. A equipe levou amostragens de água coletadas em quatro pontos distintos, entre eles no rio Pacu, afluente do Tapajós.

Laboratório improvisado - O local onde se manipula o cianeto surpreendeu a equipe de inspeção, uma vez que o setor funciona em um barracão improvisado coberto com lona plástica e totalmente aberto. O local não oferece nenhuma segurança a quem transita nas proximidades, uma vez que o gás liberado pelo produto também é prejudicial à saúde.

A inspeção detectou a falta de equipamento de proteção individual, principalmente aos trabalhadores que têm contato direto com o material químico. A equipe flagrou alguns trabalhadores sem luvas, descalços e sem máscaras, lavando um tanque onde antes havia sido usado o cianeto para extração do ouro. “Esses homens estão correndo o risco de sofrerem intoxicação grave que pode levar à morte”, disse Everton Sales, secretário de Meio Ambiente de Jacareacanga.

Comissão recebe denúncias - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Serviço Público e Redação Final (CCJCSPRF) da Câmara de Vereadores de Jacareacanga também recebeu denúncias de uso de cianeto sem qualquer cuidado na região. Em visita à região garimpeira de Porto Rico, eles receberam reclamações de fechamento de garimpos pela Polícia Federal e denunciaram a mineradora Ouro Roxo. Uma das denúncias mais graves foi feita pelo morador conhecido como “Marcha Lenta” que mostrando um vasilhame com capacidade para 50 litros, disse que a Mineradora Ouro Roxo estaria usando de forma indiscriminada o cianeto, um produto químico letal para os seres vivos e de alto poder destrutivo para o meio ambiente.


publicidade

publicidade