segunda-feira, 19 de abril de 2010

Surto de malária castiga Assentamento Terra Nossa


A malária, a hepatite e a dengue estão derrubando famílias inteiras no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa.

Há 85km de Novo Progresso o Projeto de Assentamento (PA) do INCRA, atraiu 240 famílias, há três anos o PA foi embargado pela justiça, com isso as famílias nunca receberam os benefícios previstos no projeto, a falta de escola, posto de saúde e estradas fez com que apenas 140 famílias conseguissem permanecer na terra.


Os agricultores que tentam superar as dificuldades do lugar estão desesperados nas últimas semanas, mais de 50 casos confirmados de malária com hepatite, além dessas nos últimos dias surgiu também o surto de dengue.

Nossa equipe visitou a comunidade e encontrou uma jovem senhora sendo trazida para a cidade num “pau de arara” com as três doenças diagnosticadas.

Na casa do senhor Antonio Marcos Lacerda, separado da esposa e cria um casal de crianças, estão com malária ele e o filho de 11 anos.

Dona Tereza Pras Nievski, também separada do marido, cuida sozinha de 7 filhos e uma neta, todos de menor idade, foi a mais prejudicada, as nove pessoas da família estão com malária, três estavam no sítio se recuperando e seis na cidade em tratamento médico.

Os moradores do assentamento dizem que a Vicinal II, é onde está o maior foco da moléstia.

Flagramos dona Tereza com dois filhos se mudando para um novo barraco na tentativa de fugir do foco doenças, sem condições físicas de trabalhar, a família Nievski vive com a ajuda dos vizinhos.

Os trabalhadores daquela comunidade cobram das autoridades competentes a recuperação e construção de estradas para escoar a produção e retirar os doentes e, a implantação de um posto de saúde com agentes de saúde o mais breve possível.


Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade