sexta-feira, 11 de junho de 2010

IBAMA retoma as atividades de fiscalização em Novo Progresso

A prefeita Madalena Hoffmann, o Vice-Prefeito Ricardo Faccin, o Secretário do Meio Ambiente Cristiano Fontoura e as principais lideranças do município e de Castelo de Sonhos juntamente com o Coordenador Geral de Fiscalização do IBAMA Sr. Bruno Barbosa e o Coordenador Operacional de Santarém Sr. Gustavo Podestá.

O objetivo da reunião foi informar a administração municipal e a população sobre a operação do IBAMA no município e região no combate ao desmatamento ilegal.

O Sr Bruno Barbosa fez uma exposição de como vem ocorrendo os desmatamentos nos últimos anos e a colocação do patamar de Novo Progresso, dentro destes dados.

Demonstrou o processo de trabalho de levantamento de dados efetivados pelo órgão, com duas maneiras de observação via satélite, uma que se chama PRÓS, uma estrutura de monitoramento que inicia no mês de agosto até em junho do ano subseqüente e o DT, um trabalho feito quinzenalmente e com acompanhamento mais regular.

Justificou que a Operação Boi Pirata II realizado no município em Junho de 2009 a fevereiro de 2010, teve como objetivo estancar o processo de desmatamento na região e com foco principal na Flona Jamanchim, sendo que o trabalho surtiu efeito positivo de controle nesta área e com a redução no desmatamento, saindo com recorde no na redução do desmatamento.

A operação do IBAMA em 2010 está voltada para um novo foco, mais especificamente uma invasão no Município de Altamira, mas que a operação parte de Novo Progresso, por ser um ponto de apoio.

A Prefeita Madalena Hoffmann comentou que deverá haver um dialogo mais aberto e constante por parte do órgão (IBAMA), com a administração municipal e a população representada, para que tenha melhor acompanhamento dos trabalhos realizados durante a operação.

Sr. Bruno concluiu sua a reunião, dizendo que o objetivo da operação não será contra a população, mas sim aos infratores que vem prejudicando o município, atropelando o processo até então realizados.

Ilda Araujo dos santos

publicidade

publicidade