segunda-feira, 10 de maio de 2010

Banco da Amazônia agência de Novo Progresso incentiva produtores rurais que já possuem títulos de terras



O Banco da Amazônia realizou no último dia 07/05/2010, no auditório da Câmara Municipal, com várias representatividades locais, uma reunião, com o intuito de informar a todos acerca das linhas de créditos disponíveis para os produtores rurais que já possuem títulos definitivos de suas terras no município de Novo Progresso.



Muitos produtores foram titulados no ano passado durante o Mutirão Arco-verde Terral Legal, tendo recebido além do título naquele momento, também o CCIR e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). As modalidades disponíveis para aqueles que possuem áreas acima de 300 hectares são, o FNO Amazônia Sustentável e o FNO Biodiversidade, podendo-se financiar todos os itens necessários para o desenvolvimento de atividades produtivas no âmbito rural, desde que estejam de acordo com a legislação ambiental e políticas ambientais do próprio Banco da Amazônia.



É possível, através do FNO Biodiversidade o financiamento de manejo florestal e reflorestamento, nos sistemas agroflorestal, agrosilvipastoril, cadeia produtiva florestal, serviços ambientais, fauna silvestre, plantas medicinais e aromáticas, óleos essenciais e recursos hídricos.



Com a regularização do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) BR 163, numa transição para a legalidade, é possível a utilização de até 50% da área para fins produtivos, necessitando-se também o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Licenciamento Ambiental Rural (LAR).



A recomposição de áreas degradadas também pode ser financiada pelo Banco da Amazônia. As taxas de juros variam de 5% a 8,50 % ao ano, dependendo do porte do proponente, com bônus de 15% nos casos de pagamento das parcelas dentro do prazo.



O produtor interessado em fazer um financiamento precisa apresentar os seguintes documentos para cadastro:



CPF e RG do produtor e do cônjuge;


Certidão de casamento (se for casado);


Declaração do IRPF último exercício;


Documento do imóvel rural (título, escritura e CCIR);


Licença Ambiental (da propriedade e atividade);


Projeto técnico econômico-financeiro.



Na exposição-feira de Novo Progresso que será realizada no mês de julho deste ano o Banco da Amazônia poderá financiar sem a necessidade de apresentação do LAR, projetos de custeio para recria e engorda de gado, aquisição de vacinas, sais minerais e investimentos semi-fixos, como camionetes cabine simples e tratores.



O gerente da agência do Banco da Amazônia de Novo Progresso, o Sr. Charles Fernandes do Carmo reforça o convite a todos os produtores rurais interessados nos financiamentos a procurarem a agência do Banco para mais esclarecimentos e fazerem os seus cadastramentos.



Banco da Amazônia – Movimentando a Amazônia e Sua Vida.


Banco da Amazônia Excelência por Natureza!



Por Manolo Garcia.

publicidade

publicidade