segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prefeitura de Novo Progresso investe na formação de professores

Secretaria Municipal de Educação de Novo Progresso qualifica professores em geral e investe no treinamento específico de educadores da zona rural

O secretário Municipal de Educação, Gilberto Luis dos Santos, implantou em Novo Progresso e já está na sua terceira etapa, o programa, Escola Ativa, que consiste em formar professores da zona rural do município, de forma continuada e dinâmica, principalmente os que lecionam em salas multiseriadas, ou seja, que tem alunos na mesma sala que estudam em séries diferentes.

Alem do que, o programa prevê que o material didático e a maneira de proferir as instruções sejam compatíveis com a realidade da comunidade local. O que diferencia dos métodos convencionais gerais que englobam alunos rurais e urbanos na mesma metodologia.

O Programa Escola Ativa é uma nova modalidade de ensino criada pelo Governo Federal para ser praticado com a parceria e contra partido do município. Obedecendo às normas, a secretário enviou à Belém, capital do estado, o técnico em educação da secretaria, Douglas Campos da Silva, com a missão de receber o treinamento e repassar aos professores.

A terceira etapa do treinamento aconteceu na Escola Municipal, Odelberto Oderdenge, no Bairro Jardim Canaã e reuniu 45 educadores que participam desde o início. O secretário anda distribuiu kits de material didático para utilizar em sala de aula, o primeiro foi para a professora Charlene Francisca Pereira Silva da Escola Duque de Caxias na Comunidade Carro Velho.

Gilberto Luis dos Santos, disse que pretende levar o Escola Ativa aos 65 professores da zona rural que educam cerca de700 alunos em 12 escolas pelo interior do município.

Por Manolo Garcia.

publicidade

publicidade