segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Artesão, Artista e Guerreiro: Violeiro faz sua própria viola

Todos trabalhamos para viver bem e prosperar, apesar de que muitas vezes o destino nos reserva algumas surpresas. É o caso do mineiro de Francisco Sá-MG, o Carmindo Mendes Soares, 57 anos, que mora na terra de sua mãe, no Sítio Boa Esperança a margem da Rodovia BR 163 no km 1079 a 5 km de Novo Progresso.

Ele é agricultor familiar e há três anos sofreu uma intervenção cirúrgica cardiovascular e não pode mais trabalhar na roça nem em serviços pesados. Pai de três filhos casados, mora com sua esposa numa casinha bem pequena, é o verdadeiro caboclo brasileiro, e como bom caipira gosta de moda de viola, há muito tempo já fazia a sua própria viola, agora que não pode trabalhar no pesado se dedica a fazer pequenos artesanatos, violão e viola.

Sem qualquer equipamento sofisticado o artista já fez violas e vendeu para violeiros de Campo Grande-MS entre outros e garante que todos que já tocaram nos seus instrumentos aprovaram a sua criação.

O artesão alega que por falta de saúde e de ferramentas adequadas não tem como produzir mais e melhor, mesmo assim é possível fabricar uma viola com a maioria da estrutura em madeira maciça em até quarenta dias ou em compensado com até quinze dias, ele observa que, os traços e as tarraxais que vão na viola tem que vir de Mato Grosso do Sul ou de Goiás porque por aqui ainda não se encontra para comprar.

O violeiro se emocionou ao conversar com a gente, mas ficou claro que ele é um artista completo, faz as letras e músicas de suas canções, fabrica o seu próprio instrumento e executa muito bem, se desdobra como pode, é um artista anônimo, mas deixa um exemplo, é um guerreiro, vale tudo quando se luta com as armas que tem, é um artista, humildemente consegue permanecer nos palcos da vida, a sua conquista é a sobrevivência e a sua melhor platéia é o direito de viver e seguir tocando em frente.

publicidade

publicidade