terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Lions Clube de Novo Progresso realiza campanha da prevenção contra o câncer de mama

O Lions Clube de Novo Progresso está promovendo uma campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, com o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população progressense e democratizar as informações sobre a saúde.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras e é o que provoca mais mortes entre as vítimas de tumores malignos do sexo feminino, entre 40 e 69 anos.

No Brasil, nas duas últimas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%.

Toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente.

A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.

O que é uma mamografia? É um exame capaz de detectar lesões não palpáveis. Se tiver caso de câncer de mama na família, a mãe ou irmã, deverá precocemente fazer o exame.

No Brasil, estamos longe de seguir esta rotina, o auto-exame de mamas é a melhor saída. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa, entre 45 e 55 anos, mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

A Campanha tem o objetivo de conscientizar e informatizar a mulher progressense a importância de fazer a auto-exame de mamas, e deve ser feito a partir de 20 anos de idade, todos os meses e anualmente fazer um exame físico realizado por um profissional de saúde, médico ou enfermeiro, qualificado para essa atividade.

A Campanha de Prevenção contra o Câncer de mama será no dia 24 de outubro às 15:30h na quadra da Escola Tancredo Neves, onde haverá palestra com a Dra Ana Paula, com a secretária de saúde e demais enfermeiras qualificadas para falar do assunto e claro, brincadeiras, músicas, bingo e doação do exame de mamografia!

Contamos com a participação de todas vocês mulheres progressenses, para esta campanha de prevenção ao câncer de mama.

Fonte: Dia Dia Progresso / Lions Clube Novo Progresso

publicidade

publicidade