quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comissão de Novo Progresso e Castelo de Sonhos é recebida pelo presidente Lula em Altamira

Depois de dois anos de muito trabalho a comissão da FLONA Jamanxim de Novo Progresso e de Castelo de Sonhos foi recebida no camarim do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, durante visita à Altamira-PA e protocolou um documento com várias reivindicações a principal é o pedido de redefinição dos limites da FLONA.

A comissão composta pelo presidente das Associações de Produtores Rurais Imbaúba e Gorotire, Luiz Helfenstein, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso, Agamenon Meneses, a Nelci Rodrigues (Preta) e Edvana Morona ambas de Castelo de Sonhos, contaram com o apoio e influencia dos deputados, federais Zé Geraldo e Paulo Rocha e, estadual Ayrton Faleiro para chegar até o Lula no dia 22 de junho em Altamira.

Com muita insistência conseguiram driblar a segurança para levar as reivindicações diretamente ao presidente, o esforço valeu à pena, eles tiveram uma audiência de apenas dez minutos, mas, Lula recebeu os documentos e ouviu os manifestos.

Também participaram da audiência, a governadora Ana Julia Carepa, a prefeita de Altamira Odileida Sampaio e os três deputados que são profundo conhecedores da proposta.

O presidente ouviu atentamente às reivindicações e disse que é totalmente contra a

atitude do Instituto Chico Mendes e do IBAMA em tentar retirar as pessoas da FLONA, e, em sua opinião os produtores devem permanecer com as áreas já abertas e ainda receber para cuidar do restante em mata.

Além desses foi entregue um convite para que venha visitar Novo Progresso para conhecer os problemas da FLONA e região. Agradeceram ao executivo pelas obras de pavimentação na BR 163 e construção do aeroporto em Novo Progresso.

Luiz Helfenstein aproveitou para dizer a ele que chegou à região na década de 80 com grupo APRORGIM, influenciados pelo Programa de Integração Nacional (PIN), e que a pavimentação da BR 163 não sirva para levar suas malas de volta ao Sul. O presidente prometeu analisar os documentos e solucionar o problema.

Helfenstein acredita que nos próximos trinta dias tenham um posicionamento do governo que resolva de fato o impasse na FLONA. Ele acha que agora as negociações chegaram ao teto, se não resolver com o presidente, partiram para ações coletivas via judicial, para garantir seus direitos.

Os produtores propõem que a FLONA que atualmente possui cerca de 1.311.000 (um milhão e trezentos e onze mil) hectares, seja reduzida em 582.000 (quinhentos e oitenta e dois mil) hectares e do restante, pelo menos, 300.000 (trezentos mil) hectares, sejam transformados em APA o que livraria cerca de 90% das propriedades que atualmente estão na área verde, nessa modalidade de conservação é permitida a pratica de projetos de manejos florestais.

“A Preta presenteou o presidente com uma faixa nas cores verde e amarela, para ele torcer pelo Brasil na Copa Mundial”.

Fonte: www.diadiaprogresso.com

publicidade

publicidade