quinta-feira, 8 de abril de 2010

ALEXANDRE VON DISCURSA NA ALEPA E DIZ

Por: Carlos Cruz

Esta semana, o deputado Alexandre Von (foto) usou a tribuna da Assembléia Legislativa para repudiar a campanha que, segundo ele, o jornal O Liberal, de grande circulação, está movendo contra a criação do Estado do Tapajós. “O jornal, encabeçado pela Associação Comercial do Pará, prega posição contrária à realização do plebiscito, é contra a Constituição Brasileira, contra os valores da democracia e principalmente contra o povo”, disse indignado o Deputado Estadual. “A associação Comercial do Pará, uma instituição arcaica e conservadora, não é dona da verdade nesta questão”, afirmou.

Quanto às declarações do deputado federal Zenaldo Coutinho, que é do mesmo partido, PSDB, e se posiciona radicalmente contra a criação do novo Estado, Alexandre Von diz que “a posição do Deputado não compromete as lideranças do partido tucano, mesmo porque a grande maioria da bancada parlamentar federal e estadual do PSDB é a favor do plebiscito. Teremos o voto favorável dos deputados federais Nilson Pinto e Wandenkolk Gonçalves, ambos do PSDB do Pará. O deputado federal Lira Maia, (DEM), tem feito um grande trabalho na defesa dessa matéria. Quanto ao federal Zenaldo Coutinho, ele fala que a opinião contrária de um parlamentar não representa e nem expressa a posição do nosso partido”, afirmou o parlamentar santareno.

Alexandre Von aproveitou para dizer que foi uma surpresa desagradável a decisão do TRE do Pará em suspender as eleições em Mojui dos Campos. Como entender e aceitar que o mesmo Tribunal, que convocou as eleições três meses antes, e desconvoca faltando apenas 17 dias para a sua realização? “A Coligação União por Mojui, composta pelo PSDB, PP, DEM, PSDC e PPS, entrou com Recurso de Reconsideração junto ao TRE/PA, o qual foi negado no último dia 25 de março, e está ingressando com Mandado de Segurança junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. Ainda acreditamos que a vontade da população de Mojui prevalecerá, e as eleições possam ser realizadas em breve”, disse o Deputado, e provocou: ”Quem pagará a conta do prejuízo que sofrerá a população de Mojui, representada pelas dezenas de milhões de reais que deixarão de ingressar naquela região durante os meses que precisarão aguardar até a concretização de sua instalação? A Prefeitura de Santarém manterá o estado de abandono e descaso com que relegou Mojui dos Campos nos últimos cinco anos?, indaga.

Jader- Analisando a atuação do deputado federal Jader Barbalho, líder do PMDB no Pará, Alexandre Von ressaltou que, “o Deputado tem nos ajudado na luta para a aprovação do plebiscito. No Congresso Nacional, poderá ser uma liderança importante na defesa da criação do Estado do Tapajós”, concluiu.

Prisão perpétua - Alexandre Von declarou-se a favor da prisão perpétua e de mudanças na legislação penal brasileira. “Não dá pra aceitar a concessão de benefícios e redução de penas para crimes hediondos”, disse.

Ana Júlia – Von disse, também, que o governo de Ana Júlia tem sido ruim para o Pará e para sua população. “Não há um planejamento estratégico para o Estado, não existem ações coordenadas objetivando o desenvolvimento sustentável integrado de suas diferentes regiões, a gestão pública é caótica a partir do retalhamento e do loteamento feito dos órgãos públicos estaduais para atender aos interesses menores das tendências e grupos políticos que sugam o Estado, tal qual a figura do carrapato. Sem contar com os retrocessos brutais havidos, tais como nas áreas da saúde e da segurança pública”, falou.

Sobre quem é melhor indicado para governar o Pará, após 2010, ele afirma que é Simão Jatene, sem dúvida. “Ana Júlia será julgada, no próximo pleito, e, pelo que senti em muitos lugares por onde tenho percorrido, tem tudo para ser reprovada. Sua rejeição é altíssima, fruto de um governo incompetente e de poucos resultados”, finalizou.

publicidade

publicidade