quinta-feira, 22 de abril de 2010

Grande conquista para a educação de Novo Progresso

Universidade Federal do Pará e IFPA oferecerão cursos superiores gratuitos em nossa cidade

A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Novo Progresso, através Secretaria de Educação, com a SEDUC-PA e o Ministério da Educação, cria o pólo UAB de formação de professores no município. Isso foi possível depois de muito empenho e dedicação do Secretário Municipal de Educação, Gilberto Luiz dos Santos e da Prefeita Madalena Hoffmann, que tiveram inúmeras reuniões e viagens até a efetivação deste pólo.

Segundo a SEMED, de imediato teremos três turmas instaladas, sendo uma de Matemática com 40 alunos, uma de Ciências Biológicas também com 40 alunos ambas ofertadas pela Universidade Federal do Pará e uma turma de Pedagogia com 25 alunos, que será ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Todos os cursos serão gratuitos e ofertados por instituições de grande credibilidade, contribuindo assim para um salto rumo à melhoria na qualidade da educação oferecida em Novo Progresso e região. E novas turmas deverão ser selecionadas ainda neste ano.

Os novos calouros da cidade, já foram selecionados pela UFPA e IFPA, estão em processo de matrícula, a Secretaria Municipal de Educação coordena os trabalhos, e a previsão para o início das aulas é para o dia 08 (oito) de maio deste ano. O secretário municipal de educação, Gilberto Luiz dos Santos, comemora o resultado positivo do seu trabalho, que prefere chamar de “conquista de Novo Progresso”.

A grande importância da notícia é exatamente o fato de Novo Progresso ser PÓLO UAB do Plano Nacional de Formação de Professores, por isso receberemos alunos de toda a região, de Castelo de Sonhos, Moraes Almeida entre outros, o que sem dúvidas fortalece a cidade como verdadeiramente centro regional que oferecerá mais este importantíssimo serviço para o desenvolvimento regional.

Todos os cursos terão suas aulas ofertadas em finais de semana, durante todo o mês de Julho, além de Janeiro e Fevereiro, tendo assim, número de aulas suficiente para garantir a qualidade dos cursos e interferindo o mínimo possível no calendário escolar, visto que a maioria dos acadêmicos será professores.

O PÓLO UAB funcionará junto a Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayr (próximo ao Lago Municipal), o secretário disse que já recebeu a promessa da SEDUC-PA de construção do espaço específico para abrigar o referido PÓLO UAB.

Os professores que ainda não possuem a formação desejada deverão ficar atentos para a reabertura das inscrições para a seleção de novas turmas, que deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.

Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade