quinta-feira, 22 de abril de 2010

Farinha “puba” é a solução no PDS Terra Nossa



O Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa, fica a 85 km de distância da sede, Novo Progresso, o INCRA ainda não liberou nenhum benefício além do acesso a terra, sem infra-estrutura básica e sem logística, os produtores vêm enfrentando muitas dificuldades financeiras, e em produzir e permanecer nos lotes.


Com isso muitos acabam se obrigando a sair para trabalharem fora do assentamento, porém, alguns, encontram uma maneira de sobressaírem e superar a crise. Dos cerca de 140 agricultores que permanecem na terra, aproximadamente, uns 12, estão produzindo farinha de mandioca do tipo “puba”.


São produtores individuais, o volume de produção varia conforme o número de pessoas em cada família. O senhor Vandir Fernandes Moura, mora no Sitio Terra Nativa, propriedade de um parente, onde já tem a casa de farinha pronta, até preparar o seu lote. Enquanto isso, ele produz farinha, com a matéria prima que pega dos vizinhos para partir lucro, assim ele produz em média 4 sacas de 50kg de farinha por semana, só da sua parte, utilizando a mão-de-obra da família que é composta por 10 pessoas, a maioria é crianças.




Já o senhor Nivaldo Venâncio Mendonça, do Sítio Casa Branca, tem a casa de farinha e 5 hectares com plantação de mandioca, esse oferece a estrutura que tem para ajudar os companheiros, mais quatro vizinhos produzem a farinha, usando tudo do amigo e ficam com a metade. O senhor Nivaldo fica com 10 sacas do produto por semana.


Segundo os produtores, o produto está em falta no mercado local, o que estimula a alta no preço, tornando o negócio consideravelmente lucrativo. O mercado local paga em média, R$150,00 por saco de 50 kg, posto na cidade.


Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br


Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade