sábado, 16 de maio de 2009

Projetos vão melhorar qualidade de vida em Jacareacanga e Novo Progresso

Os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso foram contemplados com projetos da SEDURB e da FUNASA que visam à melhoria da qualidade de vida da população.
Técnicos da SEDURB e FUNASA se reuniram em Itaituba na terça-feira, 28 com representantes dos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso para apresentar os projetos e discutir a agilidade na execução dos mesmos, pois segundo o engenheiro Antonio José, os prefeitos têm até o dia 8 de maio para apresentar documentos ou eventuais dúvidas em relação aos projetos. Após a apresentação dos projetos os representantes dos municípios dividiram em grupos para discussões e questionamentos, perguntas e respostas, bem como tratar de ajustes para aprovação dos projetos. O trabalho foi realizado em dois grupos por município.
Jacareacanga foi contemplada com quatro projetos. Dois oriundos da SEDURB e dois da FUNASA. Segundo o secretário de Obras do município de Jacareacanga, Anacleto Madeira, os projetos da FUNASA são a construção de MSDs (Melhoria Sanitária Domiciliar) e deslocamento sanitário, um total de 4,1 milhões de reais. Os projetos da SEDURB serão o sistema de abastecimento de água e o sistema de drenagem. O sistema de água será implantado no bairro São Pedro, Bela Vista, São Francisco e o centro da cidade, onde será ampliado o sistema existente. A parte de drenagem será feita no centro da cidade e do igarapé Água Preta.
Madeira explicou ainda que o deslocamento sanitário será feito no bairro Bela Vista. O total de investimento na cidade deve ultrapassar 9 milhões de reais. “Isso será uma verdadeira revolução em Jacareacanga. Com certeza essas vão trazer emprego, geração de renda e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida da população”. O secretário de Obras concluiu que será implantado um programa de orientação antes do início das obras, pois segundo ele tem pessoas que estão habituadas a jogar lixo no igarapé e “isso dificulta o trabalho de drenagem”.
O município de Novo Progresso também será contemplado com sistema de abastecimento de água na cidade e na comunidade Riozinho das Arraias. Na área urbana será feito drenagem nos locais mais baixos e serão construídos para a população de baixa renda, os sanitários do programa MSD (Melhoria Sanitária Domiciliar). Para a secretária de saúde, Célia Santos, que participou da reunião, esses projetos, além de viabilizar a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, irá contribuir para a redução de doenças comuns na cidade.
A prefeita Madalena Hoffman afirmou que suas viagens para Belém têm sido muito produtivas, “pois sempre que vamos a capital do Estado, garantimos projetos importantes para o nosso município”. Madalena está confiante que nos próximos dias a situação do município vai melhorar coma execução “desses e de outros projetos que estão viabilizando para o município. Tenho certeza que não vou decepcionar o povo progressense”.
Lúcio Freire

publicidade

publicidade