segunda-feira, 8 de março de 2010

POLÍCIA CIVIL CAÇA CHEFÕES DO CRIME EM ITAITUBA

POLÍCIA CIVIL CAÇA CHEFÕES DO CRIME EM ITAITUBA

Por: Carlos Cruz

Uma mega operação, com a participação de policiais civis da Sede da Superintendência da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, sob o comando do Delegado José Dias Bezerra; da 16ª Seccional Urbana de Santarém, liderada pelo delegado Germano do Vale, foi realizada no último final de semana. A operação foi deflagrada na área denominada “Ramal do Brabo”, que fica localizada entre os municípios de Itaituba e Rurópolis.

A ação policial, sob o comando do delegado Jardel Guimarães, Superintendente Regional, foi uma determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), e teve como objetivo combater os constantes conflitos entre madeireiros e colonos naquela região.

Por essa razão, foi necessária também uma ação de desarmamento, em áreas de assentamentos e manejos florestais, às proximidades da localidade Campo Verde, conhecida como Km 30, no entroncamento das Rodovias Federais BR-163 e BR-230.

Caça aos chefões - Um dos objetivos que norteou a ação policial em conjunto, foi a caça aos irmãos Mazarildo e Marcinei Silva, que se encontram foragidos. A ação policial deflagrou uma verdadeira busca sem tréguas aos dois irmãos assassinos, com os policiais percorrendo todos os ramais afetados pelas ações criminosas da dupla sanguinária. Durante a operação policial, também foram desarticuladas os suportes que algumas pessoas davam aos irmãos criminosos. Durante a diligência policial, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma, o elemento José Wilson Flores, capataz de propriedades que estariam dando apoio aos dois irmãos do crime. No local também foi apreendida uma camionete marca Toyota/Bandeirante, que estaria sendo utilizada nas ações de apoio aos homicidas.

Mazarildo e Marcinei Silva podem cair nas malhas policiais a qualquer momento, pois o cerco a eles está se fechando a cada momento.

Armas apreendidas - Em outro local da “Vicinal do Brabo”, em um trecho conhecido por “ramal do João Canindé”, a 42 km da entrada da BR-230, em uma área de propriedade do indivíduo conhecido por “Goiano”, a Polícia encontrou e apreendeu quatro armas de fogo de grosso calibre que estavam escondidas em um galpão.

Anteriormente, policiais da 19ª Seccional Urbana de Itaituba tinham apreendidos sete espingardas, sendo que seis foram encontradas em uma residência de José Alves Barbosa, que estava ausente no momento da abordagem policial. Junto com as armas, foram encontrados dezoito cartuchos calibre 20, deflagrados.

O delegado Jardel Guimarães explicou ao jornal O Impacto que estas ações de caráter repressivo, vão continuar. No entender da autoridade policial, as autoridades devem ser feitas de maneira efetiva, pois na região existem áreas de conglomerados urbanos emergentes, fora das sedes dos municípios, que precisam de ações continuadas dos órgãos de segurança pública para manutenção da paz para os moradores de áreas em constante conflito.

publicidade

publicidade