quinta-feira, 24 de junho de 2010

Construção do aeroporto de Novo Progresso começa no mês de julho

A prefeita Madalena Hoffmann acompanhou nesta terça-feira dia 22 de junho em Belém a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da construção do aeroporto de Novo Progresso pela governadora Ana Julia Carepa, uma obra no valor de 7 milhões de reais.

O Dr. Paulo Afonso de Carvalho, engenheiro civil responsável pela Empresa JM Engenharia Terraplenagem e Construção LTDA, passou as informações das ações e serviços a serem realizados pela empresa, assim como o prazo de execução da construção de um ano, sendo que a proposta da Empresa JM será a entrega da obra em apenas seis meses, dando início aos trabalhos já no mês de Julho e com a obra pronta a ser entregue no mês de Novembro.

O aeroporto está orçado em R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais). Na construção inclui drenagem, balizamento noturno, pátio estrutural do pavimento da pista de pouso e decolagem, construção da área de manobra na cabeceira da pista auxiliar, pátio para aeronave e PAPI (Sistema Indicador de rampa de Aproximação de Precisão de Aeronaves) e serviços complementares.

A pista de pouso e decolagem terá 1.450m. de comprimento e 30m de largura, adequação aos padrões de aeroporto para atender aeronaves com porte ATR-42 (aeronave de médio-porte, utilizado principalmente pelas linhas aéreas regionais).

Atualmente, a pista de Novo Progresso está registrada junto à Agência Nacional de Aviação. Com a conclusão do aeroporto, a pista será homologada e poderá fazer parte do Plano Nacional de Rotas Aéreas.

Distante oito quilômetros do centro de Novo Progresso, seu acesso se dá através da BR-163 (oeste, sentido Cuiabá). Sua localização é privilegiada com relação a obstáculos por abranger terrenos situados em um altiplano de cotas hidrográficas em torno de 65 metros e estar suficientemente afastado das áreas urbanas ou de grande expansão imobiliária.

A ocupação do solo nas imediações apresenta baixa densidade demográfica e grandes espaços vazios; os empreendimentos existentes são de residências tipo casa de campo. Não há acidentes geográficos de grande porte e as edificações baixas não constituem obstáculos às operações aéreas.

De acordo com o Vice-Prefeito Ricardo Faccin, o aeroporto vai garantir o desenvolvimento integral ao município de Novo Progresso com o resto do Estado do Pará e o Estado de Mato Grosso, em razão de estar em uma área de fronteira. Com isso, criar melhores condições de acesso rápido e de forma funcional.

A prefeita Madalena Hoffmann enfatizou ainda que as obras de construção do aeroporto sejam essenciais para a vida das pessoas que moram em Novo Progresso, por significar a melhoria do acesso à saúde, dos serviços públicos básicos e da possibilidade de geração de emprego e renda, obras, fomentar e aos negócios beneficiando significativamente a região.

Por Ilda Araújo dos Santos da Assessora de Imprensa da Prefeitura

publicidade

publicidade