quarta-feira, 24 de março de 2010

Economia! Empresa mineradora vai gerar 1.200 empregos na região



Uma grande mineradora canadense vai investir algumas centenas de milhões na implantação de um projeto de mineração, no município de Itaituba, no atual Garimpo Bom Jesus, do empresário Valmir Climaco. O investimento pretende gerar mil e duzentos empregos diretos e mais os empregos indiretos. Alguns detalhes superficiais do projeto foram apresentados ao empresário Neri Prazeres de Novo Progresso, por um representante da mineradora , que está em Belém. Entramos em contato com Sr. Neri por telefone, que está pleiteando fechar contrato para a sua empresa a Trans Progresso construir estradas de acesso ao local do empreendimento.

Maiores detalhes da mineração devem ser divulgadas nos próximos dias, como por exemplo, sobre estudo de viabilidade, volume do depósito e teor médio do ouro. "Ao que tudo indica o futuro na área de mineração na região é muito promissor. Este é um investimento importante, pois será implantado em uma região carente que tem um baixo índice de desenvolvimento humano e que precisa desse tipo de iniciativa para gerar empregos para nossos trabalhadores ", completou Prazeres.

Evidentemente os investimentos chegam a essa região graças ao recursos minerais aqui existentes, é preciso observar agora a responsabilidade do governo de garantir que esses empreendimentos cheguem, provendo infraestrutura elétrica e rodoviária para que isto aconteça. A começar pela obtenção das licenças, como de mineração e ambientais, que estariam em andamento e sendo encaminhadas dentro do processo normal.

O ex-prefeito de Novo Progresso, Neri Prazeres, comemorou o anúncio do investimento, que apesar de estar localizado no município vizinho, representa muito para a população progressenses, que até agora atualmente tem como principal fonte de emprego a prefeitura. Muitos trabalhadores de garimpo aqui de Novo Progresso já trabalham ou trabalhavam no Garimpo Bom Jesus e agora certamente muito mais oriundos daqui serão empregados assim que começar as obras de implantação e depois a mineração em si.

Por: Édio Rosa – Tribuna do Povo

publicidade

publicidade