sábado, 21 de agosto de 2010

Informações sobre o Censo Demográfico 2010

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

O Censo revelará a realidade de cada município

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Transformações que influenciaram a inclusão de novas perguntas neste ano. Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, emigração internacional, mortalidade e responsabilidade compartilhada. Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

Fonte: Comunicação Social do IBGE.

O Censo em Novo Progresso

A equipe censitária responsável pela coleta das informações do Censo em Novo Progresso é composta por 23 (vinte e três) Recenseadores, 3 (três) Supervisores do Censo e 1 (um) Agente Censitário Municipal. Essa equipe tem a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos domicílios particulares urbanos ou rurais e outros domicílios coletivos. Nenhum habitante de Novo Progresso ficará fora dessa operação, cujos resultados vão auxiliar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

Para conseguir tirar essa fotografia mais clara possível dos brasileiros de Novo Progresso e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

Os recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php .

Informações: Sandersom Fávero, Agente Censitário Municipal.

publicidade

publicidade