sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pescadores do Sul do país e Mato Grosso, retiram quase uma tonelada de peixes dos Rios Curuá e Jamanxim.

Com onibus particular e preparado para pesca, tendo mais de 6 barcos com motores, redes de pesca, freezer e uma "tralha de pesca" completa, mais de 15 homens ficaram 20 dias no Rio Curuá (reserva indigina) e 2 dias no Rio Jamanxim, nesse periodo, pescaram de forma predatória mais de uma tonelada de peixes, a maioria filhotes. São pescadores que vem do Sul e Mato Grosso, geralmente trazem tudo de suas cidades; mantimentos, bebidas, óleo e até gasolina. Dias atrás, a prefeitura de Novo Progresso juntamente com Lions Club lançaram uma Lei municipal limitando a área de pesca no Rio Jamanxim.

A Lei, não está sendo obedecida, muito menos fiscalizada, ficando o Meio Ambiente a merce desses predadores. No blog do vereador Adécio Piran, também consta denuncias contra a má fiscalização.

Segundo informações dos próprios "pescadores" o peixe pescado em Novo Progresso, seriam comercializados na volta para suas casas, vendidos em restaurantes, churrascarias e demais estabelecimentos comerciais em torno da BR 163.

Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

publicidade

publicidade