quarta-feira, 16 de junho de 2010

Piloto Maurão de Novo Progresso pode ter caído na terra indígena Yanomami em Roraima


Avião com piloto de Novo Progresso PA esta desaparecido no Estado de Roraima, o avião pode ter caído na reserva Yanomami, por enquanto nem uma informação do paradeiro do avião e piloto, a probabilidade é de queda da aeronave ou um suposto seqüestro da mesma por traficantes de drogas dos países vizinhos. Outra possibilidade seria a aterrissagem em pistas clandestinas de garimpos da região.

Um piloto está desaparecido desde a quarta-feira passada (09/06), depois de levantar vôo em um avião de pequeno porte em direção a garimpos na terra indígena Yanomami. A informação é do Jornal Folha de Boa Vista.


O piloto, Mauro Sérgio Alves da Silva, não tinha licença para pilotar a aeronave, um monomotor Cessna 182, de prefixo PT-BIN. A decolagem foi feita em uma pista não homologada. Além disso, a aeronave estava com o seguro atrasado e a manutenção vencida.


Garimpar em terra indígena é proibido pelas leis brasileiras, e não há qualquer registro do vôo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nem o acionamento do Departamento de Busca e Salvamento (Salvaero), ligado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo 4 (Cindacta 4), sediado em Manaus (AM).


O Corpo de Bombeiros solicitou autorização na Fundação Nacional do Índio (Funai) para entrar na terra indígena, e trabalha com duas hipóteses: a de que o avião tenha caído, ou a de que possa ter ocorrido um pouso forçado em meio à floresta.


Fonte: Portal Amazônia

publicidade

publicidade