terça-feira, 6 de abril de 2010

FUTURO DA FLONA JAMANXIM SERÁ DEBATIDO NA CASA CIVIL

No próximo dia 15 de abril será realizada uma reunião, na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, para debater a nova proposta de demarcação da Floresta Nacional do Jamanxim com participação do deputado federal Zé Geraldo, do deputado estadual Airton Faleiro, juntamente com a lideranças dos movimentos sociais da região de Novo Progresso, Castelo dos Sonhos, além das presenças de vereadores, prefeitos, gestores da associação dos produtores rurais do Vale do Garça, dirigentes dos trabalhadores rurais, representantes do governo do Estado do Pará e técnicos do Instituto Chico Mendes.

Para o deputado federal Zé Geraldo, um dos responsáveis pela articulação da reunião na Casa Civil, com uma área de aproximadamente um milhão e trezentos mil hectares, a Floresta Nacional do Jamanxim, localizada na Região Oeste do Pará, deve fortalecer o seu desenvolvimento estrutural, econômico e social por meio de um diálogo aberto entre as populações tradicionais, os setores produtivos e as instâncias do poder público municipal, estadual e federal. “Buscar superar os impasses e continuar construindo avanços é o grande desafio da reunião em meados de abril”, disse o parlamentar.

Ele informa que, historicamente, muitas famílias foram estimuladas para migrarem para outras regiões brasileiras, como foi o caso de sua própria família que veio do sul do Brasil para a região da Transamazônica há mais de 30 anos. “As 800 famílias existentes na Floresta Nacional do Jamanxim, na Santarém-Cuiabá, já estavam na região e não podem ser prejudicadas com a atual demarcação feita pelo governo federal. “Estamos trabalhando para construir uma nova demarcação que leve em consideração a existência destes cidadãos de forma que os pequenos e médios agricultores não sejam prejudicados e o governo federal possa combater o desmatamento ilegal, fortalecer o desenvolvimento regional e promover a inclusão social”, pondera o parlamentar.

O deputado acredita que no momento em que o governo promove o ordenamento fundiário para que os pequenos agricultores possam ter os documentos de posses de suas terras, a reunião na Casa Civil é uma grande oportunidade para viabilizar uma alternativa visando garantir a permanência das famílias na região da flona. “Defenderei junto ao governo que o seja estruturada na região uma unidade executora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que possa atuar com mais celeridade junto aos agricultores

familiares e atender as demandas locais, pois os investimentos estruturais do governo federal, em especial, o asfaltamento da BR-163 encontra-se em andamento no entorno de Novo Progresso e favorecerá o escoamento das mercadorias da região”, finaliza

Deputado Federal Zé Geraldo

publicidade

publicidade