quarta-feira, 14 de abril de 2010

Empresário Neri Prazeres percorre obras da BR 163 conferindo de perto a pavimentação

Em busca de informações para si mesmo e para todos que pretendem vir a investir da região de Novo Progresso – PA, e não tem grande conhecimento sobre o andamento das obras de asfaltamento da BR-163, acompanhamos o empresário Neri Prazeres e percorremos o trecho da BR-163 trecho Novo Progresso-PA a Guarantã do Norte/MT.

REALIDADE NA BR 163 É MUITO DIFERENTE DE ANOS PASSADOS

A viagem foi feita na terça-feira dia 13/04, portanto mes de chuva nesta região, outrora teríamos enfrentado atoleiros intermináveis, enormes valetas onde caberiam o carro inteiro e filas de carretas com motoristas irritados, mas a realidade atual da BR-163 é totalmente outra. A viagem foi breve e tranqüila, a estrada mesmo com chuva está trafegável. Visitamos e entrevistamos moradores, fazendeiros, sitiantes e comerciantes ao longo do trecho. O clima é de muita expectativa e esperança de dias ainda melhores. Sentimos que todos finalmente acreditam na pavimentação da rodovia.

Que motivos concretos teriam essas pessoas para essa euforia? Essa pergunta enfim está respondida. Deparamos-nos com operários, apontadores, topógrafos e engenheiros trabalhando ao longo da BR-163, visitamos a imensa estrutura montada pelas empreiteiras JM e Contern, com pedreiras, laboratórios, alojamentos, imensas máquinas para fabricação de asfalto, centenas de máquinas e caminhões moderníssimos. Um supervisor da Contern, empreiteira responsável pela pavimentação de 67 km entre Novo Progresso e Castelo de Sonhos disse empolgado: “ainda esse ano vamos botar asfalto nesse chão”.

A 40 km de Castelo de Sonhos, vindo para Novo Progresso, fomos recebidos na Fazenda Vaca Branca pelo sr. Alexandre Trevisan, conhecido entre os amigos como Maneco e sua esposa dona Ana, gente hospitaleira que preparou um delicioso almoço com galinha caipira e outras delícias. É ali nessa propriedade que a empresa Contern estabeleceu seu pátio de máquinas e pedreira. “Cedi com bom gosto o espaço e a pedreira para a empreiteira, a pavimentação é de interesse de todos nós” disse Maneco, entusiasmado com a obra.

O empresário Neri Prazeres relembrava com os moradores os tempos dificultosos do início da colonização. “Muitas vezes, quando primeiro prefeito da cidade, logo após conseguirmos a emancipação, tivemos que fazer nós mesmo reparos na rodovia ou ficaríamos ilhados aqui num mar de lama e buracos, confiantes que futuramente veríamos estas cenas da pavimentação, parece que esse futuro esta finalmente chegando” comentava Neri.”Por isso sempre investi tudo que consegui ganhar aqui mesmo neste município” concluiu ele.

Os detalhes técnicos do trecho da pavimentação também são animadores. Segundo informações, os trechos já estão licitados. Temos empreiteiras instaladas e iniciando os serviços deste logo após Cachoeira da Serra até o Rio Natal, a cerca de 40 km de Novo Progresso sentido Santarém.

Por: Édio Rosa – Tribuna do Povo







publicidade

publicidade