sábado, 20 de março de 2010

A MORTE DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO ANTONIO




“Sei que tudo pode me acontecer. Mas é a mim que acontecerá, pois todo acontecimento é o meu acontecimento”, afirma o filósofo Sartre, sobre a condição existencial do homem como um ser livre, e responsável por suas escolhas. Na história, tudo é do homem, tudo é realidade humana. “Tudo que é do homem não me é estranho”, disse o filósofo Marx.


O homem como produtor de cultura disseminou suas produções científicas, estéticas e filosóficas em todos os territórios sociais como enunciações de valores. O mundo como objetividade verdadeira.


Assim como criou instrumentos de trabalho, moradia, artesanato, armas, religiões, indumentária, criou hábitos alimentares que alteraram seu código básico biológico. Fixando-se à vida sedentária como criador de animais, fazendo da carne seu alimento, sua bio/genética se alterou, e com ela surgiram algumas enfermidades. Assim, de acordo com os transcursos históricos e o consumo de outros alimentos, novas enfermidades. Somada a vida alimentar/sedentária, mais a sociedade industrializada, uma nova enfermidade se manifestou: os transtornos afetivos, como a ansiedade, depressão, fobias, entre outras. O que lhe leva à maior preocupação com sua saúde existencial. Outro mal que afeta nossa sociedade é a capacidade do ser humano de criar hipóteses para tudo, por vezes com certo grau de maldade.


Veja o caso do Sr. ANTONIO SILVA SOUSA, 39 anos, funcionário público competente, carro chefe do setor de contabilidade da prefeitura de Novo Progresso. Faleceu a 03 de março de 2010, no hospital Sagrada Família, em Santarém/PA e sepultado em Novo Progresso, onde residia. A maldade de alguns corações apressou-se a diagnosticar a causa da morte de Antonio como sendo por HIV, doença que assombrosa e temida gera preconceitos e boatos, especialmente em cidades pequenas.


Mas ao investigar o fato profundamente, descobrimos que enquanto algumas pessoas de Novo Progresso faziam suas conjecturas maldosas, Antonio Silva Souza , padecia, lutando contra um câncer hepático e hepatite B crônica. Derrotado pela enfermidade grave, faleceu e deixou uma grande lacuna e pesar entre seus amigos e parentes.



Por: Édio Rosa – Tribuna do Povo

publicidade

publicidade