segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O dono dos bois, Marcos Gonçalves Queiroz, nega que tenha sido notificado para retirar o gado da área

Governo apreende 800 “bois piratas” governo federal deu por concluída ontem a segunda operação “boi pirata” com a apreensão de cerca de 800 cabeças de gado criadas em uma área de proteção ambiental no município de Novo Progresso (PA), que registrou elevado índice de desmatamento.

Participaram da operação cerca de cem integrantes da Força Nacional de Segurança e fiscais do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Eles usaram helicópteros.


Diferentemente da primeira operação, realizada em meados de 2008, o gado apreendido não foi leiloado e convertido em dinheiro destinado à construção de cisternas pelo Fome Zero. Desta vez, o gado foi diretamente doado aos governos dos Estados da Bahia, Pará e Mato Grosso, que se responsabilizaram pelo deslocamento dos bois. O gado e os carneiros serão distribuídos para beneficiários de programas sociais.


O dono dos bois, Marcos Gonçalves Queiroz, nega que tenha sido notificado para retirar o gado da área. “Até as galinhas eles querem tirar. Já morreram algumas vacas, mas não estamos reagindo”, afirmou.


Queiroz afirma ter chegado à região antes da criação da Floresta Nacional do Jamanxim. Calcula seu prejuízo em R$ 500 mil. “Não tem mais como deter”, disse. Hoje, a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) analisa o caso.


O coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, disse que a operação vai continuar em 2010: “Nosso objetivo não é pegar bois para dar ao Fome Zero, mas zerar o desmatamento na Amazônia”.


Segundo Barbosa, a operação da região de Novo Progresso durou oito meses e custou cerca de R$ 2 milhões, contabilizadas as horas de voo dos helicópteros. O coordenador estima que cerca de 50 mil cabeças de gado foram retiradas da região pelos proprietários.


Fonte: (Folhapress)


publicidade

publicidade