segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Antonio Pagot vistoria obras na BR 163 e promete atender os índios Caiapós

Por Manolo Garcia

Vistoriando obras de pavimentação na Rodovia BR 163, do município de Lucas do Rio Verde-MT à Santarém-PA, a comitiva de Pagot, chegou a Novo Progresso, se reuni com os índios Caiapós e acatou suas reivindicações na área de transporte e logística.

Por volta 10h da última sexta-feira /29/01/2010, a comitiva de Luiz Antonio Pagot, diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT) chegou à cidade de Novo Progresso e reuniu com os índios Caiapós no Instituto Kabú, entidade indígena.

Os índios exigem agilidades na recuperação de 70 km de estrada vicinal e, a construção de duas novas, que somam mais de 600 km para atender mais de 1.200 pessoas em três aldeias.

Atualmente os nativos estão sofrendo com um surto de malária, mais de 70 casos foram confirmados nos últimos dias, como atendimento médico é limitado nas aldeias, os doentes precisam ser levados para a cidade, a única estrada de acesso está intransitável, revoltados os Caiapós ameaçaram bloquear a BR, em protesto à morosidade do Governo Federal em atender antigos acordos firmados entre o DNIT e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Pagot prometeu aos nativos que vai atender as suas reivindicações e se comprometeu apurar junto à FUNAI os motivos que pelos quais as ações ainda não aconteceram e que sejam inclusos no plano de ações a construção de postos de saúde nas aldeias, uma casa de apoio na cidade e a destinação de ambulâncias para atender as suas necessidades.

O diretor disse em entrevista que até abril deste ano todos os contratos de construção de asfalto na BR estarão assinados, que voltará no mês de maio para inspeção e que a obra é irreversível, a rodovia será concluída, pois, existe um montante de mais de 600 milhões de reais no orçamento deste ano destinado a essa obra, e, todos os projetos de desenvolvimento sustentável firmados entre o DNIT e o Governo Federal serão implantados.

Em relação ao perímetro urbano de Novo Progresso o diretor disse que se a equipe técnica e engenharia julgar necessário, o projeto original pode ser incrementado com iluminação pública, passarela e viaduto e, que estão sendo licitadas 57 pontes em quatro lotes e a ponte sobre o igarapé no perímetro está inclusa.

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