Pará - A novela da pavimentação da comentada BR-163 está chegando aos seus capítulos finais, pelo menos no Município de Novo Progresso-PA . Num total de 5 km, boa parte já esta pronta e os demais praticamente preparados para receber a última camada de asfalto. Seis meses se passaram, desde maio de 2009, data em que os trabalhos foram iniciados pela empresa vencedora da licitação JM, que tem seu escritório as margens da rodovia próximo da Cidade de Novo Progresso.
Finalmente, estamos próximo de um final feliz que vai mudar toda a panorâmica da Cidade. Porém alguns pontos pertinentes ainda geram alguma polêmica, um deles trata-se do trecho na entrada da Cidade onde a empresa REDE CELPA responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, ainda não retirou os postes e atrapalham o andamento da obra naquele local. À ponte na entrada da Cidade sentido Cuiabá-Santarém continua de madeira e vai ficar abaixo do nível da estrada."A obra não seguiu exatamente o previsto pelo projeto. As duas avenidas que margeiam a rodovia no perímetro urbano da Cidade ficam mais abaixo da BR para não prejudicar as edificações já existentes que foram construídas bem antes da rodovia. Estas duas avenidas também serão asfaltadas pela mesma empreiteira (JM).
O que deve ser levado em conta é que a JM Construtora esta honrando com a comunidade os funcionários. A pavimentação da BR-163 no perímetro urbano, com certeza, ficará pronta ainda este ano", garante o responsável. Outro ponto pertinente é no centro da cidade entre a o entroncamento das avenida Jamanxin que atravessa a rodovia com a impossibilidade de acesso pelos veículos que circulam naquele setor, é prejudicada pela falta de contorno que será construídos só após o término do asfaltamento da rodovia."É de se reconhecer a grandiosidade desta obra. Não estão em questão, em nenhum momento, os seus benefícios, porém, o trecho no centro da cidade, também tinha que ser feito a terraplanagem e refeito a rede pluvial, os encanamentos d’água. O trabalho começou e agora teremos que concluir.” Afirmou o engenheiro da obra.