Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu no começo de agosto a licença de instalação para autorizar as obras de pavimentação de mais 254 quilômetros da Rodovia Santarém-Cuiabá no pólo de Novo Progresso até o Distrito Castelo dos Sonhos, no município de Altamira.
“Neste pólo regional foram instaladas quatro frentes de trabalho para o asfaltamento dos 254 quilômetros e os investimentos somam aproximadamente R$ 300 milhões. No perímetro urbano de Novo Progresso, com aproximadamente cinco quilômetros, as obras já iniciaram contemplando a parte do saneamento básico por uma frente de trabalho”, explica o deputado federal Zé Geraldo que acompanha a liberação das licenças ambientais junto ao Ibama e ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit).
Até o final deste agosto, conforme dados divulgado pelo próprio Ibama, será concedida a nova licença para asfaltar mais 110 quilômetros da BR-163 de Santarém até Rurópolis. “No final de setembro será expedida a licença de instalação para os outros 350 quilômetros da rodovia. No total serão 710 quilômetros liberados dos 1.152 existentes entre a divisa do Estado do Mato Grosso até o município de Santarém, no Pará”, informa.
Transamazônica
Em audiência pública realizada no dia 24 junho passado, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit), informou e esclareceu para empreiteiros e a sociedade, os detalhes do processo de licitação e os serviços necessários para a realização de obra de construção e pavimentação da BR-230 nos 10 trechos que envolvem as regiões de Marabá, Itupiranga, Altamira, Medicilândia e Rurópolis.
De Marabá até Altamira, segundo o deputado federal, a previsão de término do licenciamento e do processo licitatório é o final deste ano e as obras devem iniciar no verão de 2010. A conclusão do processo licitatório para asfaltar de Medicilândia até Rurópolis deverá consolidada até o final de 2009 e a licença de instalação em julho de 2010.
Zé Geraldo enfatiza que os recursos estão garantidos no orçamento por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Entre Marabá e Itupiranga, por exemplo, são aproximadamente R$ 43,7 km. Deste total, uma extensão de 27,5 quilômetros estão asfaltados e serão licitados os 16,20 km restantes. No entanto, muitos trechos não estavam asfaltados e fora do PAC”, diz o deputado. Segundo o parlamentar, o investimento para asfaltar a Transamazônica e a Santarém-Cuiabá deverá atingir aproximadamente R$ 3 bilhões.
“Neste pólo regional foram instaladas quatro frentes de trabalho para o asfaltamento dos 254 quilômetros e os investimentos somam aproximadamente R$ 300 milhões. No perímetro urbano de Novo Progresso, com aproximadamente cinco quilômetros, as obras já iniciaram contemplando a parte do saneamento básico por uma frente de trabalho”, explica o deputado federal Zé Geraldo que acompanha a liberação das licenças ambientais junto ao Ibama e ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit).
Até o final deste agosto, conforme dados divulgado pelo próprio Ibama, será concedida a nova licença para asfaltar mais 110 quilômetros da BR-163 de Santarém até Rurópolis. “No final de setembro será expedida a licença de instalação para os outros 350 quilômetros da rodovia. No total serão 710 quilômetros liberados dos 1.152 existentes entre a divisa do Estado do Mato Grosso até o município de Santarém, no Pará”, informa.
Transamazônica
Em audiência pública realizada no dia 24 junho passado, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit), informou e esclareceu para empreiteiros e a sociedade, os detalhes do processo de licitação e os serviços necessários para a realização de obra de construção e pavimentação da BR-230 nos 10 trechos que envolvem as regiões de Marabá, Itupiranga, Altamira, Medicilândia e Rurópolis.
De Marabá até Altamira, segundo o deputado federal, a previsão de término do licenciamento e do processo licitatório é o final deste ano e as obras devem iniciar no verão de 2010. A conclusão do processo licitatório para asfaltar de Medicilândia até Rurópolis deverá consolidada até o final de 2009 e a licença de instalação em julho de 2010.
Zé Geraldo enfatiza que os recursos estão garantidos no orçamento por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Entre Marabá e Itupiranga, por exemplo, são aproximadamente R$ 43,7 km. Deste total, uma extensão de 27,5 quilômetros estão asfaltados e serão licitados os 16,20 km restantes. No entanto, muitos trechos não estavam asfaltados e fora do PAC”, diz o deputado. Segundo o parlamentar, o investimento para asfaltar a Transamazônica e a Santarém-Cuiabá deverá atingir aproximadamente R$ 3 bilhões.