Redação 24 Horas News
Fortalecer o movimento municipalista brasileiro. Foi com esse ideal que a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi criada há 12 anos. Desde 1998 milhares de prefeitos se encontram, anualmente, na Capital Federal para apresentar as reivindicações das administrações municipais e as questões que influenciam diretamente o dia-a-dia dos municípios e consequentemente dos cidadãos.
Com o tema “Alternativas para Superar a Crise” o foco este ano é a análise do Pacto Federativo a partir dos efeitos provocados pela crise econômica. Nesta edição os debates estarão fundamentados na necessidade de um novo pacto federativo. Os gestores brasileiros defendem que deve ser feita uma reforma na definição das competências entre os entes – União, Estados e Municípios – e que a distribuição dos recursos fique proporcional às competências de cada um dos entes. Ao longo dos anos os municípios têm recebido mais responsabilidades e isso onera mais despesas. Portanto é necessário restabelecer o Pacto Federativo.
A XII Marcha a Brasília será realizada nos dias 14, 15 e 16 de julho. Além dos gestores municipais, o evento contará com a participação de senadores, deputados, governadores, ministros e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que marca presença no evento desde 2003.