Eles irão responder com base nos crimes previstos nos artigos 36, da Lei 11.343/2006, e Artigo 1º, incisos I e Dinheiro e outros objetos apreendidos com presos
II, da Lei 9.605/1998. Os acusados foram conduzidos à Delegacia de Novo Progresso. Além da prisões, a equipe policial apreendeu três carros, nove motocicletas, dois revólveres e drogas. Do total de entorpecentes apreendidos com os presos, os agentes encontraram cerca de 160 gramas de maconha; quatro petecas de “crack” e uma pequena quantidade de cocaína, além de 31 cheques em poder de “Goiano”. Também foram apreendidas mais 50 documentos com “Gordo”. Este, junto com o “Goiano”, mantinha uma rede de comércio para negociar objetos e veículos resultantes de atividades ilegais de “fachada” e de “lavagem” de dinheiro proveniente da venda de drogas.
No transcurso da operação, foram desarticulados sete imóveis usados como “bocas-de-fumo”. Nos locais, dois homens responsáveis pelo transporte das drogas a outros municípios da região e para fora do Estado. Ainda, durante a operação, os policiais resgataram um menino de 9 anos de idade, que vivia em ambiente impróprio e insalubre. Ele foi encaminhado ao Conselho Tutelar do município para as medidas protetivas. Policiais civis de Santarém, Itaituba, Oriximiná, Placas e Monte Alegre, sob coordenação do delegado Jardel Guimarães, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, participaram da ação. O delegado salienta que a operação faz parte das ações de combate ao tráfico de drogas na região. Ele lembra que a Superintendência já realiza operações semelhantes a essa nos municípios de Santarém, Oriximiná, Itaituba e Alenquer, onde aconteceram as operações “Tempestade”, “Normandia” e “Normandia-II”. As ações atendem determinação da Delegacia-Geral da Polícia Civil, através do delegado Raimundo Benassuly, e da Diretoria de Polícia do Interior, que tem como diretor o delegado Miguel Cunha. O delegado Jardel salienta que Novo Progresso está localizado em área estratégica na fronteira com o Estado do Mato Grosso. A operação continuará no município, com novas frentes de atuação.
Fonte: www.policiacivil.pa.gov.br