A Cooperativa Mista de Extrativismo Mineral e Vegetal de Novo Progresso fica na Rua Medianeira 390 no bairro Rui Pires de Lima, fundada no dia sete de janeiro de 2008, com o objetivo de fortalecer a atividade de extração e industrialização dos minérios da região e incentivar os garimpeiros a trabalharem legal e ambientalmente corretos conforme a legislação.
João Batista de Jesus conhecido como “João da Santa Julia” é o presidente da Cooperativa e exibe um rico mostruário de pedras preciosas e outros minérios encontrados em terras progressenses e nos municípios circunvizinhos, entre eles estão; tantalita, cassiterita, titânio, nióbio, ferro, galeno (chumbo), vários tipos de cristais, ametista, topázio, opala, perita, manganês, fibra de vidro, ouro e garante que existem também grandes jazidas de rochas ornamentais (granito).
A Cooperativa vem trabalhando no intuito de firmar parcerias e convênios com a Prefeitura de Novo Progresso e com empresas da iniciativa privada, naquilo que se fizer necessário para botar em prática o trabalho de exploração e extração mineral.
O presidente nos informou que já conseguiu firmar convênio com uma mineradora do estado de Goiás que deve instalar-se no município nos próximos dias.
O cooperativista está bastante otimista e empolgado com a variedade de minérios, volume e com a quantia de reservas minerais existentes na região, apesar de não revelar os locais onde estão as jazidas nem o nome da empresa parceira.
Por Manolo Garcia