Recentemente mais de 200 pessoas passou mal em um garimpo da região que leva o nome do proprietário Senhor Raimundo denominado de “São Raimundo”, fato que chamou atenção de imprensa regional porque até os profissionais da saúde que foram medicar os doentes estão contaminados com a moléstia misteriosa.
Muitos deles chegaram a ser internado na Cidade de Novo Progresso e removidos para Santarém sem ter identificado a causa da doença.
A população ficou extremamente assustada pela causa repentina de tantas pessoas ao mesmo tempo ficarem doente sem explicação, a imprensa chegou a anunciar que poderia ser uma infecção causada pelo POMPO “A doença pode ser causada por bactérias e vírus transmitidos pelos pombos domésticos, é grande o número dessa ave naquele garimpo.
O Jornal Folha do Progresso de Novo Progresso levantou em sua edição on line uma nova hipótese. Diz o Jornal: - Começamos a procurar informação entre pessoas que conhece o garimpo e já trabalharam naquela localidade, e chegamos até o Senhor L.B. que não quis se identificar e afirma ter trabalhado (garimpo) muito tempo naquela localidade L.B. garimpeiro informou a nossa equipe que naquele garimpo funciona o sistema de mineração Química onde tem o principal agente químico o CIANETO para extrair o "OURO" e acredita L.B que este agente químico pode ter causado tal epidemia.
O agente químico chega a ser letal e que em alguma oportunidade ele passou mal com o mesmo sintoma anunciado como moléstia L.B suspeita porque segundo ele este agente químico é usado sem segurança nenhuma é como se fosse qualquer outro produto naquele local, finalizou...
Segundo informações os doentes sentem os sintomas; tontura, vômito, febre e diarréia.
Procuramos algumas informações sobre Cianeto ou Cianureto: é o nome genérico de qualquer composto químico que contém o grupo ciano C≡N. O cianeto de potássio pode se converter a um gás altamente tóxico se tiver contato com qualquer ácido, esse gás é denominado de gás cianídrico.
O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso.