sábado, 20 de fevereiro de 2010

Instituto Kabu firma convênio de quase sete milhões de reais com a FUNAI



No dia dez de fevereiro de 2010 o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Mário Augusto Fritas de Meira, assinou o convênio com o Instituto Kabu, organização dos índios Caiapós, em Novo Progresso, no valor de R$6.798.779,86 para implantar o Programa Ambiental Básico (PBA) na reserva indígena.



O PBA é um componente para aliviar os impactos negativos e aperfeiçoar os impactos positivos decorrentes da obra de pavimentação da Rodovia BR 163, de forma a garantir a integridade física e cultural das comunidades dos nativos, assim como a preservação de suas terras e recursos naturais.


O programa é composto por vários subprogramas, como:


Coordenação e Monitoramento de Proteção e Fiscalização das Terras Indígenas;


Alternativas Econômicas Sustentáveis;


Educação Ambiental;


Documentação e Melhoria nas Vias de Acessos (estradas vicinais).



A verba será liberada em cinco parcelas anuais e o instituto coordena os trabalhos que serão realizados pelos próprios índios.


O coordenador do instituto e biólogo, Luis Carlos da Silva Sampaio, está trabalhando diuturnamente para efetivar todos os convênios que atendem os subprogramas do PBA com o Governo Federal, para que estejam assinados no máximo até o mês de maio. Período em que o ministro dos transportes, Alfredo Pereira do Nascimento virá a Novo Progresso para vistoriar as obras da BR, como o PBA tem ligação direta com a pavimentação da rodovia as verbas precisam estar garantidas para o andamento dos programas como um todo.



Reportagem: Manolo Garcia


publicidade

publicidade