quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tragédia deixa saldo de 9 índios mortos e 7 feridos no Matogrosso

Tragédia deixa saldo de 9 índios mortos e 7 feridos no Matogrosso
Um grave acidente por volta das 21h30 na BR 158, dentro perímetro urbano da cidade de Nova Xavantina (MT), a 650 km de Cuiabá, no Vale do Araguaia, onde um caminhão que transportava 16 indígenas da etnia Xavante bateu frontalmente com um ônibus de cargas da Barratur, provocando a morte de 9 indígenas: 8 jovens e adultos e uma criança e mais 7 feridos 3 estão em estado grave..

O caminhão uma Ford F4000 placas de Água Boa de propriedade particular dos índios, estavam indo para Aldeia Pequí nas Terras Indígenas de Areões que fica no sentido Água Boa. O ônibus que estaria vazio estava no sentido de Água Boa para Nova Xavantina e era conduzido apenas pelo motorista...
Os bombeiros tiveram trabalho para retirar pessoas feridas presas nas ferragens e corpos de crianças e mulheres do local.

A secretária de saúde de Nova Xavantina Maria Eloíza Leite Ramos esteve no Hospital auxiliando no atendimento, ela confirmou a morte de oito pessoas entre elas, uma criança de 2 anos de idade, uma mulher grávida e mais seis óbitos entre homens e mulheres xavantes.

A Polícia Militar auxiliou na retirada de corpos e feridos do local da tragédia. A rodovia ficou interditada por várias horas. Dos sete índios que ficaram feridos, três estão em maior gravidade. O motorista da F4000 é um índio Xavante e suspeita-se que invadiu a pista contrária causando o acidente.

Segundo a secretária de saúde Maria Eloíza a população de Nova Xavantina se mostrou muito solidária auxiliando o Corpo de Bombeiros e demais policiais na retirada dos feridos.

Não é o primeiro acidente que acontece com veículos de índios Xavantes na BR 158, pois os mesmos sempre utilizam veículos em péssimas condições de uso.


Fonte: Água Boa News Últimas notícias desta seção

publicidade

publicidade