terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DITADURA DISFARÇADA EM NOVO PROGRESSO NA AMAZÔNIA

DITADURA DISFARÇADA NA AMAZÔNIA
O atual governo brasileiro que no passado foi vitima do autoritarismo dos governos militares, hoje, em novo progresso no PA; os representantes do governo federal vestindo fardas importantes como do IBAMA, cometem os mesmos erros da época da ditadura ao proibir o trabalho da imprensa local de fazer imagens das operações do IBAMA e da força nacional na operação boi pirata II na flona jamanxim em novo progresso.

Na ultima sexta feira uma equipe de jornalismo de novo progresso seguiu até a fazenda chapadão onde o IBAMA com apoio da força nacional mantém guarda do rebanho de gado e ovelhas que foi confiscado pelo governo por estar dentro da flona jamanxim, reserva esta que foi criada sem estudos técnicos, sem consultas populares, ou seja inconstitucionalmente.

Quando a equipe de jornalistas chegou ao local, foi logo recebida por agentes da força nacional que encaminhou a equipe de jornalistas ao responsável momentâneo pela operação Sr. Venâncio, agente federal do IBAMA.

A equipe de jornalistas tentou fazer seu trabalho que é fazer imagens do local e colher depoimentos que possam vir a informar a sociedade sobre os procedimentos das forças federais, mas com educação e firmeza o comandante da operação naquele momento, Sr. Venâncio falou aos jornalistas que ninguém ali estaria autorizado a dar entrevistas nem maiores informações, também não estava permitido fazer imagens dos agentes federais, alegando questão de segurança.

Quando tentamos fazer algumas imagens do gado confiscado no local o clima esquentou e a câmara do jornalista foi confiscada e as fotos apagadas, posteriormente a câmara foi devolvida ao jornalista sem as imagens que a sociedade gostaria de ver para ter uma idéia do que esta acontecendo na flona jamanxim, mais especificamente na fazenda chapadão.
Não entendemos por que os jornalistas daqui de novo progresso que estão acompanhando diariamente os fatos não podem fazer o seu trabalho que é mostrar a verdade sobre a operação boi pirata II, enquanto a imprensa de fora divulga noticias mentirosas sobre esta região, o próprio ministro do meio ambiente Carlos minc inventa mentiras descabiveis sobre a população de novo progresso para obter ibope e justificar a ridícula piada que se transformou esta operação.

Provavelmente a falta de informação da parte do governo para com a imprensa local, seja para encobrir o enorme fracasso desta operação irracional que tem custos astronômicos e resultados ridículos que só trazem prejuízos para a região e para o país em nome de um exibicionismo e autoritarismo de um ministro que usa uma região de trabalhadores que não tem como se defender, para fazer política e ganhar ibope a nível nacional manipulando informações e denegrindo a imagem de um município que tem mais de 88% de suas matas nativas preservadas, o que é um exemplo para a população do planeta que clama por preservação.

Agora com a liberação do governo para o uso de armas letais pelas forças federais contra a população Desta região, tudo fica ainda mais autoritário e amedrontador, mas quem tem a razão nas mãos carrega com sigo a mais poderosa das armas.

Mesmo com a censura da parte das forças federais, os jornalistas de novo progresso vão continuar fazendo o melhor possível para informar a população regional e nacional sobre a verdade que é nossa obrigação.

por: arciso antonio
da redação do site povos da Amazônia.

publicidade

publicidade