Confirmaram participação no evento o senador Flexa Ribeiro, os deputados federais Wandenkolk Gonçalves, Asdrúbal Bentes, Zequinha Marinho, Giovane Queiroz e Lira Maia, além das prefeitas de Altamira, Odileida Sampaio, e de Novo Progresso, Madalena Hofmann. O evento terá a palestra da advogada Samanta Pineda, que falará sobre o Novo Código Florestal Brasileiro, e de Ederson Augusto Zanetti, pesquisador da Emprapa, que falará sobre a importância das florestas nas mudanças climáticas e sobre a prestação de serviços ambientais.
O ponto alto do evento serão as manifestações das entidades da região sobre o caos econômico instalado a partir da aplicação de uma política ambiental restritiva. Hoje, as principais atividades econômicas desenvolvidas na região - florestal, agro-pecuária e mineral - estão na ilegalidade. Além disso, as lideranças devem protestar contra a criação indiscriminada de reservas ambientais no entorno da BR-163.
Uma destas reservas é a Floresta Nacional (Flona) do Jamanxin, criada sem qualquer critério e agrangendo áreas de centenas de famílias que estavam instaladas há décadas na região e desenvolviam atividades como a pecuária. As entidades da região querem que o governo redefina os limites da Flona, excluindo da reserva as propriedades das famílias consideradas legítimas possuidoras de suas áreas.
O evento é organizado pela Associação dos Produtores do Vale do Garça, além da Associação dos Produtores Rurais Serra Azul, Associação Santos Dumont, Associação dos Produtores Rurais das Glebas Imbaúba e Gorotire e Associação dos Produtores Rurais da Estrada Vicinal Mutumacá, todas localizadas no Vale do Rio Jamanxin.