quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tragédia no Garimpo Bom Jesus

O Garimpo Bom Jesus, de propriedade do empresário Valmir Climaco de Itaituba/PA, que há mais de um ano vem se destacando na produção de ouro e já atraiu milhares de garimpeiros de toda região, foi palco de uma grande tragédia no último domingo dia 27 de setembro, por volta das 23:30h aconteceu o que muitos já temiam, o desmoronamento de um poço de garimpagem.

O poço conhecido como “Poço Um”, um dos que mais produziu, chegou a produzir até 12kg de ouro por dia, já havia sido desativado por ter diminuído a produção e principalmente por oferecer risco de acidentes aos trabalhadores.

O poço já estava com cerca de 40 metros de profundidade e com várias ramificações, galerias que saem em todas as direções de onde os garimpeiros retiram a rocha para a extração do metal.

Uma equipe de seis homens voltou a explorar o velho poço, trocando turnos, uma equipe de três homens trabalhava durante o dia a outra durante a noite, eles trabalhavam a pelo menos 23 metros a baixo da superfície, por volta das 23:00h os trabalhadores saíram para se alimentar e um dos rapazes alegou que lá dentro estava caindo pequenas porções de terra das paredes do túnel, porém isso foi iguinorado por todos, retornaram ao trabalho e poucos minutos depois aconteceu o primeiro e pequeno desmoronamento, um homem safou-se, o segundo se escapou para as galerias e o terceiro homem ficou preso, com os membros inferiores soterrados, mas, em condições de ser resgatado.

A queda da primeira barreira chamou a atenção de todos e promoveu um verdadeiro pânico, todos de forma solidária, tentaram resgata-los, outros homens se mobilizaram e numa atitude heróica, desceram para resgatá-los, quando começaram a remover o material que prendia o a vítima, novos e maiores desmoronamentos aconteceram, simultaneamente, cobrindo totalmente o garimpeiro e, um dos resgatadores ficou com parte do seu corpo soterrado, como ele estava bem amarrado a uma corda, com muitos esforços foi retirado.

O corpo de bombeiros de Itaituba foi acionado, esteve no local, interditou a área, mas, por falta de equipamentos adequados, nada pode fazer.

As últimas informações que nos chegam dizem que está sendo mantido o fornecimento de oxigênio através da mangueira de ar e a retirada de água do poço.
Há uma grande esperança na existência de vida no interior das galerias, os homens que ficaram presos no poço são dois jovens, um conhecido apenas por Gregue o outro é Rodrigo Chaves Camargo que estava no local sem vir pra cidade há mais de seis meses, Rodrigo faria 21 anos no próximo dia 28, estava recém amasiado, queria ganhar dinheiro para comprar uma casa em Novo Progresso.

Tribuna do Povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade