quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ouvi no rádio em Santarém: Aeroporto de Novo Progresso começa em agosto

Começa na segunda quinzena do próximo mês de agosto as obras de construção do aeroporto de Novo Progresso, às margens da BR-163 (Santarém-Cuiabá).

Quem garantiu, em entrevista à edição de hoje do Jornal da Manhã (Rádio Rural), foi o nº 1 da Setran (Secretaria de Estado de Transporte)/Santarém, Rodrigo Nissola.

A obra está orçada em cerca de R$ 8 milhões.

Departamento de Cultura implanta Biblioteca Pública em Novo Progresso

O Departamento de Cultura de Novo progresso, conseguiu junto ao Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura, a aquisição de kit que inclui dois mil livros, mobiliário, computador, televisão e aparelho de DVD para equipar e atender as necessidades dos leitores do município.
O Projeto foi assinado no inicio do ano pela prefeita Madalena Hoffmann, vindo a ser atendida neste mês de julho.
De acordo com a diretora de Cultura Ilda Araujo Santos, estará realizando neste segundo semestre uma campanha para a arrecadação de livros usados e conta com parceiros para ampliar o acervo e que apóie o programa. “Temos a meta, mas precisamos da colaboração das comunidades”. O programa quer estimular o gosto pela leitura e o acesso aos livros. “Temos uma visão ampliada de biblioteca como espaço de fruição, difusão e produção cultural. Queremos que as bibliotecas se tornem centros culturais dinâmicos e interativos, estimulando a formação cidadã, o convívio social e o desenvolvimento regional”, destacou.
No momento a Biblioteca Municipal esta cadastrando os livros, mas já dispondo de empréstimos às pessoas interessadas. O material bibliográfico se encontra na Praça de Eventos da Orla do Lago Municipal ate efetivar todo o cadastramento da qual será destinado um local especifico para o funcionamento efetivo da biblioteca Publica Municipal Otavio Onetta.

Assessoria de Imprensa
Ilda Araujo dos Santos

Famílias habilitadas ao Programa Bolsa Família que estão com dados desatualizados devem fazer atualização cadastral

Está disponível relação das famílias habilitadas ao Programa Bolsa Família que estão com os dados desatualizados

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está promovendo a expansão do Programa Bolsa Família desde 2009, com base nas novas estimativas de famílias pobres nos municípios. 1,3 milhão de famílias foram incluídas no Programa em 2009 e outras 300 mil estão sendo incluídas em 2010. (Leia mais sobre a expansão do PBF no Bolsa Família Informa 169)
No entanto, vários municípios não possuem a quantidade suficiente de cadastros de famílias com o perfil de renda para inclusão no PBF, ou seja, renda familiar per capita de até R$ 140,00. Desta maneira, o número de famílias previsto para ingressar no Bolsa Família não foi atingido em alguns municípios.
Por outro lado, muitos municípios possuem famílias que cumprem todos os requisitos para serem inseridas no Bolsa Família (famílias habilitadas ao Programa), mas tais famílias estão com os cadastros desatualizados há mais de dois anos, o que impede sua inclusão no Programa. Para que possam ser atendidas pelo PBF, tais famílias devem ter o cadastro atualizado com toda a urgência.
Para auxiliar os gestores municipais do PBF e do Cadastro Único nessa atividade, a Senarc disponibilizou, na Central de Sistemas, a relação de todas as famílias habilitadas ao PBF com cadastros desatualizados. Consultando essa informação, o gestor pode priorizar a identificação e atualização das informações dessas famílias no Cadastro Único.


Ilda Araujo dos Santos
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Ação Social oferece Curso de Culinária para mães da Bolsa Família.

A Prefeitura de Novo Progresso iniciou neste mês de julho, o primeiro curso de culinária para as mães do Programa Bolsa Família e esta sendo realizado na casa da Ação social, no Bairro Santa Luzia.
A ação segue com duas turmas sendo divididas em dias variados da semana no período da tarde.
Na oportunidade, a Pbrefeita Madalena Hoffmann ressaltou os benefícios e qualidades do programa. Onde da uma oportunidade as mães de se ter sua fonte de renda e traz e as responsabilidades do beneficiário como, por exemplo: manter o filho na escola, além de profissionalizar as famílias atendidas com o curso de capacitação, concluiu.
A Secretaria de Ação Social, Rose e Monaliza, Coordenadora do Fundo Social de Solidariedade, explicaram a importância de seguir as condicionalidades da Bolsa Família, pois quem não seguir os critérios do programa deixa de recebê-lo.
Tendo em vista que o benefício da Bolsa Família é gerido em sua maioria por mulheres, 84% dos participantes do curso são do sexo feminino, contaram com a participação de 40 participantes divididas pelos dias da semana.
Vagas ofertadas para culinarista professora Ana Moreira Pinho.
A execução do Projeto conta com a participação da Prefeitura Municipal e apoio de órgãos governamentais e de representação de classe, entre os quais a Secretaria de Ação Social a realização de aulas práticas como a confecção de tortas, bolos, salgados entre outros itens.
Para atualizar os dados o responsável pela família deve comparecer às plenárias com os seguintes documentos em mãos: registro geral (RG) de toda a família; cadastro de pessoa física (CPF) para os maiores de 16 anos; comprovante de escolaridade ou creche; certidão de nascimento para os menores de 16 anos; carteira profissional dos maiores de 16 anos; título de eleitor para os maiores de 16 anos; cartão de matrícula do posto de saúde de crianças; cartão de vacinação para crianças que tenham até seis anos de idade; holerite das pessoas que estão trabalhando e comprovante de endereço com CEP.


Ilda Araujo dos Santos
Assessoria de Imprensa

Santa Julia, Riozinho e Moraes de Almeida 03 dias sem energia

Mais de três dias sem luz elétrica moradores das comunidades santa Julia, riozinho e Moraes de Almeida somam prejuízos.
Milhares de pessoas que moram nas comunidades da Santa Julia, Riozinho das Arraias, Morais de Almeida e os assentamentos que recebem energia nas proximidades da BR 163 estão sem energia há mais de 03 dias.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, 02 postes foram derrubados a uns 15 km do município de Novo Progresso em direção a cidade Itaituba, no ultimo domingo, mas os responsáveis ainda não tinham tomado providencia para agilizar e religar a rede.


Ate fim dessa reportagem nenhum responsável pela empresa de energia, entrou em contato com a nossa redação para explicar por que da morosidade em trocar dois postes.

Vereador quer que comerciantes e moradores construam calçadas em frente aos seus estabelecimentos.

Vereador quer que comerciantes e moradores construa calçadas em frente aos seus estabelecimentos.
O vereador Paulo de Nadai Junior, do PMDB, preocupado com os pedestres, que utilizam as avenidas asfaltadas no município, entrou com um requerimento na Câmara de Vereadores na ultima sessão, onde pede ao executivo para que faça cumprir, o art 65 da lei municipal nº010/1993, a qual “Institui o Código de Obras e Edificações do Município”.

O artigo 65 dessa lei, diz que os proprietários de imóveis em frente a logradouros e avenidas asfaltadas, ou dotada de meio fio, pública, são obrigados a pavimentar e manter em bom estado os passeios em frente aos seus lotes.

De acordo com De Nadai, o município vem recebendo uma grande obra de asfaltamento na BR 163 e as paralelas que cortam a cidade e é importante que os comerciantes cuidem bem das calçadas para que os pedestres possam se locomover com segurança.

A câmara municipal de Novo Progresso esta em recesso e voltara aos seus trabalhos na primeira semana de agosto e assim que retomar os trabalhos irá cobrar mais uma vez, a prefeitura para que faça cumprir a lei, afirmou o vereador Paulo de Nadai Jr, e com isso todos irão ganhar os donos de imóveis que terão a frente do seu comercio ou residência com calçadas, valorizando o imóvel e os pedestres que terão segurança ao transitar por esses locais.





POR CJ MORAIS

Cobra sucuri de demais de 6 metros e encontrada nas proximidades do lago municipal


Na tarde da ultima quarta feira, as crianças e os visitantes que utilizam da orla do lago municipal de Novo Progresso que é um dos principais pontos turísticos da cidade, se depararam com uma enorme cobra sucuri de mais de 6 metros.

O animal estava descansado, pois havia devorado uma capivara, de uns 15 kg, nas margens de um igarapé que escorre para o lago principal. Uma uma grande quantidade gente se aproximou para ver a cobra.

Com o tumulto de gente e algumas crianças, jogando objetos no animal, este começou a ficar estressado e foi se afastando para o meio do igarapé. Poucos minutos depois dois agentes do IBAMA se aproximaram e impediram que os populares sacrificassem à cobra.

Perguntamos aos agentes os que eles iriam fazer com o animal? E o agente respondeu; que eles iriam aguardar no local, e que animal era daquele, habitat, portanto eles iram deixa-lo ali mesmo; mas assim que as pessoas se afastaram os agentes do IBAMA, retiraram o bicho e o levaram para um outro ponto, a onde ele não corra perigo.


Por CJ MORAES

DENÚNCIA - Extensão da FASIP em Novo Progresso trata alunos com descaso

Os alunos do curso de administração e marketing da extensão da FASIP em Novo Progresso continuam revoltados com a reitoria da faculdade pela falta de estrutura e de atenção com que são tratados. Eles reclamam que mesmo pagando as mensalidades, nas suas fichas aparecem como devedores e apesar de terem feito todas as provas e avaliações muitos deles estão sem notas, o que os deixa preocupados, uma vez que estão a poucos meses do final do curso.

A acadêmica Wanessa Perinn disse ao Dia Dia Progresso que alguns estudantes se obrigam a se deslocarem até a cidade de Sinop-MT, onde fica a sede da faculdade para tentar resolver a situação e não obtém êxito, são mau atendidos e acabam tendo que fazer contatos pessoais com cada professor para reunir as notas das provas e avaliações para apresentar na secretaria na tentativa de sanar o problema, porém nem sempre conseguem solucionar.

Além dessas barbáries, eles dizem ainda que os ofícios encaminhados à Fasip, pedindo solução não são respondidos. Recorreram ao poder Legislativo Municipal para buscarem apoio, segundo suas informações, os vereadores enviaram documentos ao estabelecimento pedindo esclarecimentos sobre as denuncias dos estudantes e também não foram atendidos. Nossa reportagem entrou em contato com a vereadora Sara Royer para saber mais sobre o caso, ela confirmou que os documentos foram enviados e a resposta ainda não havia chegado.

Fonte: www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

Índios Caiapós promoverão torneio de futebol para inaugurar estádio e a abertura de estrada

Os índios caiapós já começaram a convidar a população em geral para participar e prestigiar uma festa de confraternização entre os povos das três tribos da etnia. A festa será realizada no dia 14 de agosto na Aldeia Baú com a promoção de torneio de futebol de campo masculino e feminino que marca a inauguração do campo esportivo e a construção da estrada que liga a aldeia à cidade de Novo Progresso.

A estrada ainda não está totalmente pronta, mas, segundo um dos lideres caiapó, Bey, falta pouco, até o dia do evento estará tudo concluída. O torneio esportivo é aberto para a participação de população não índia e haverá um baile estilo forró com a animação de Grupo Cipó de Cuia com Carlinhos dos Teclados.

Além das festividades é uma boa oportunidade das pessoas conhecerem melhor a aldeia, o povo e a cultura dos indígenas e reforçar a integração entre índios e não índios.

A aldeia Baú fica na margem esquerda do Rio Curuá, a 105 km da cidade de Novo Progresso, sendo cerca de 30 km pela BR 163 e o restante na vicinal Paraná a mesma que será inaugurada.

Fonte: www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade