terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ibama doa boi pirata para o Fome Zero


Brasília (20/10/2009) - O Ibama doou nesta terça-feira (20/10) ao Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social, 625 bois e 101 ovelhas apreendidas no município de Novo Progresso, no Pará, dentro da área da Floresta Nacional do Jamaxim.
Foi anunciada, também, que em uma semana o programa social do governo federal receberá 4,5 mil metros cúbicos de madeira apreendidas no Portal de Vilhena, em Rondônia, onde a Força Nacional, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Ibama operam no combate aos crimes ambientais.
“Estamos juntando o combate à fome com a vontade de preservar”, comentou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A apreensão e a doação foram feitas de forma administrativa, com base na lei de crimes ambientais. O perdimento ou confisco só é possível se o proprietário for reincidente na criação em áreas protegidas.
Segundo Minc, mais do que o valor de mercado, a medida é carregada de simbolismo, pois está dando uma destinação social ao material apreendido e ao mesmo tempo exemplo para que os produtores não violem as leis ambientais.
Mesmo reconhecendo que as medidas de repressão têm impacto social, pois muitas vezes retiram a fonte de sustento das comunidades que exploram esses recursos, os órgãos públicos não podem se omitir de combater o crime ambiental. “Isso (criação de gado) não pode ser feito de forma ilegal”, explica Minc.
A destinação dada é emergencial, já que as pessoas ainda não estão preparadas para gerar recursos a partir de atividades sustentáveis. Para ele “é impossível um ambiente saudável sem a população assistida”. O combate à impunidade é o alvo das medidas de apreensão. “Estamos demonstrando que o crime não compensa, salientou Minc.
Para Ronaldo Coutinho, secretário de Articulação e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social, o Fome Zero destinará, conforme o caso, o produto das apreensões a leilões e o valor arrecadado será 100% aplicado nas ações do programa. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será a responsável pela logística de transporte e pelo leilão dos bois piratas e da madeira apreendidos.
A ideia, segundo explicou Coutinho, é destinar os recursos prioritariamente às próprias populações da área das operações e para as comunidades tradicionais. Além do Fome Zero, poderá ser beneficiado também o programa “Minha Casa Minha Vida” com a doação de madeira para construir casas.
O gado doado nesta segunda-feira (20/10) é resultado da Operação Boi Pirata II, do Ibama, que vem reprimindo a pecuária extensiva em áreas protegidas. Essa atividade é a principal responsável pelo desmatamento ilegal na Amazônia e o município de Novo Progresso, no Pará, é uma das áreas mais sensíveis, segundo o órgão. Esta é a segunda doação de gado ao programa Fome Zero.
Paulenir Constâncio - Ascom MMAfoto: Jefferson Rudy - MMA





-->

Cantor Wilson Muniz visita Rádio Cultura


O cantor e compositor Wilson Muniz, já compôs inúmeras canções que foram gravadas por ele e por muitos outros interpretes, principalmente nos rítimos Lambadão e Rasqueado cuiabano em Cuiabá-MT, que o consagraram junto ao publico mato-grossense.

Agora o artista está apostando no rítimo Brega, gravou um CD com 18 canções inéditas, 12 de sua própria autoria e 6 de outros compositores, está acreditando no mercado das regiões Norte e Nordeste e começou a divulgação pela rota BR 163.

Na última segunda-feira 26 de outubro, Wilson Muniz visitou os estúdios da Rádio Cultura FM de entrevista em alguns programas, durante o dia visitou as lojas e bares da cidade demonstrando seu novo trabalho, por onde passo conseguiu fazer boas vendas de CD e conquistar novos fãs, a noite encerrou com uma entrevista e bate papo no programa Show da Noite com Manolo Garcia.

Jornal Tribuna do Povo - A Redação

Rádio Cultura confraterniza em reunião com os funcionários


Por Manolo Garcia

No dia 23 de outubro às 18:00h, a Rádio Comunitária Cultura FM 87,9, realizou a reunião rotineira mensal com todos os locutores e funcionários da emissora, para atualização de informações repassadas pelo diretor e locutor Sr. Édio Rosa e para acatar as sugestões, solicitações e reivindicações dos locutores.

Na oportunidade foram apresentadas pelo diretor as recomendações e regras de radio difusão em sistema comunitário e o compromisso da emissora com a sociedade.

A reunião rendeu boas idéias de inovações e incremento na grade de programação e de novos eventos junto à comunidade progressense, que serão implantadas nos próximos meses, como a Promoção Meu aniversário é Show, que já está implantada e a Promoção Meu Bairro é Show, que será implantada e pretende levar os trabalhos da emissora aos bairros da cidade e incentivar apresentações de talentos e valores locais, como cantores amadores, dançarinos e outras formas de atividades culturais.

Depois da reunião aconteceu um jantar com churrasco e bebidas para funcionários e esposas dos locutores. Sempre num clima de muita amizade e companheirismo.

Jornal Tribuna do Povo

publicidade

publicidade