quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Adepará lança segunda etapa da campanha contra a febre aftosa


Da RedaçãoAgência Pará

Mais de 18 milhões de cabeças de gado deverão ser vacinadas em todo o estado do Pará, com exceção da Ilha do Marajó

Começou no último dia 1º de novembro a segunda etapa anual da vacinação do rebanho bovíno contra a febre aftosa. Mais de 18 milhões de cabeças de gado deverão ser vacinadas em todo o estado do Pará, com exceção da Ilha do Marajó.
Bovinos e bubalinos de todas a idades precisam receber a imunização contra aftosa, a doença que acomete o rebanho e provoca perdas irreparáveis no na economia e impede a exportação. Dono do 5º maior rebanho do país, o Pará vem somando esforços para estar livre da doença até 2010, conforme acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Divido em três áreas de classificação, uma delas livre de febre aftosa com vacinação, a Área 1, no centro sul do estado, tem reconhecimento internacional. O produto paraense, que já chega aos grandes centros mundiais, somou na pauta de exportação de janeiro a agosto desse ano 312 milhões de dólares.
Na última campanha ocorrida em maio desse ano, das 111 mil propriedades cadastradas, o Pará atingiu 96,89% de cobertura vacinal. "Nossa meta é atingir 100% de cobertura; estamos trabalhando para isso ", disse Aliomar Arapiraca, diretor geral da Adepará.
A campanha vai de 1º de novembro a 30 novembro para a vacinação, mas os produtores terão até 15 de dezembro para a comprovação da imunização. A comprovação, que pode ser feita em qualquer escritório da Adepará, é obrigatória.
Iolanda Lopes - Sagri

publicidade

publicidade