sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comitiva do DENIT chega a Novo Progresso e Pagot assina convênio com índios e com a prefeitura

A comitiva com cerca de 100 pessoas chegou a Novo Progresso na manhã desta sexta-feira. O diretor geral do DENIT, Luis Antônio Pagot, era a pessoa mais esperada, mas, o ex-governador de Mato Grosso, Blairo Borges Maggi, roubou a sena e foi o mais abraçado e fotografado de todos.

Enquanto Pagot se reuniu com os Índios Caiapós para e assinar convênios para a construção e recuperação de estradas de acesso às aldeias, Blairo, Maggi se divertia ao reencontrar velhos amigos de infância e adolescência, a exemplo do seu Clorí, dono do Balneário da Prainha, o Rubem José Röhl, o “Alemão” construtor e posando para fotos com todo mundo. A grande maioria dos presentes expressou que tem vontade de votar em Blairo para presidente da república.

Depois de da reunião com os indígenas Pagot se reuniu com a prefeita Madalena Hoffmann, no meio da BR 163. A prefeita argumentou sobre as obras de arte e complementares à pavimentação como, iluminação, passarela e adequação de rede de energia da Rede Celpa entre outras. Pagot entregou em mãos ali mesmo alguns dos projetos que a prefeita cobrava.

O executivo prometeu voltar a inspecionar a obra no dia 22 de junho, onde entregará três caminhonetes e uma ambulância aos Índios Caiapós, informou os nativos que uma empresa já foi contratada para começar a reabertura da estrada que dá acesso à Aldeia Baú e até o final do mês de julho outras serão contratadas para reabrir e construir novas estradas para as outras aldeias.

Antonio Pagot disse que está satisfeito com a qualidade dos trabalhos realizados pelas empreiteiras, novas empresas darão inicio aos trabalhos na pavimentação da BR e a conclusão da pavimentação de toda a Rodovia está prevista para o final do ano que vem.

Pagot disse que a visita do presidente da República Luis Inácio Lula da Silva na rota BR 163 e Novo Progresso está prevista para a mesma data.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

Assentamento Nova Fronteira recebe mais de 217 mil reais de Apoio Inicial

O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Projeto de Assentamento Nova Fronteira, Wagner Oliveira Ferreira, disse que foi liberada a verba de Apoio Inicial do INCRA, no valor individual de R$3.200, para 68 assentados, num montante total que ultrapassa os R$ 217, 000,00. Esse dinheiro foi gasto no comércio local, de fevereiro até o mês de maio.

O presidente aguarda a liberação do dinheiro para a construção de mais de 50 casas que o INCRA prometeu liberar ainda este mês. Também aguarda a elaboração do projeto base de recuperação e construção das estradas do assentamento, pela prefeitura, através de cooperação e parceria entre o governo municipal e o INCRA.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

Pragas causam prejuízos aos agropecuaristas em Novo Progresso

Pragas causam prejuízos aos agropecuaristas em Novo Progresso
A ocorrência de morte de pastagens de Brachiaria brizantha vem aumentando de forma significativa no município de Novo Progresso-PA, causando serio prejuízos aos pecuaristas. Constata-se que a morte das pastagens ocorre em áreas localizadas (reboleiras) das pastagens, sendo diagnostica o secamento total da planta.

Apesar de terem sido verificadas altas infestações de cigarrinhas-das-pastagens, bem como de cupins subterrâneos, em alguns locais, o excesso de água em áreas de depressão do terreno (condição favorável ao ataque de fungos nas raízes – principalmente do gênero Rhizoctonia), associado a um estado geral de degradação de pastagens por excesso de uso (manejo inadequado), são consideradas as principais causas da morte de braquiária na região.


por; Engenheiro Agrônomo Roberto royer

Bairro Tom da Alegria III recebe rede de energia elétrica

A prefeita Madalena Hoffmann atende reivindicação dos moradores do Bairro Tom da Alegria III, intercede junto a Rede Celpa e beneficia cerca de 100 famílias com energia elétrica.

A implantação da rede elétrica está sendo feita pela Instaladora Centro Oeste, serão utilizados 32 postes para 700 metros de rede em alta tensão e metros em baixa tensão e, um transformador de 45 KVAs que atende a atual demanda de cerca de 100 casas já existentes no bairro.

O Renato dos Santos, dono da empreiteira disse que começou a executar a obra na última segunda-feira dia 25 e será entregue dentro de 30 dias. Ele recomenda às pessoas beneficiadas que providenciem os padrões medição de energia elétrica e que façam o cadastro junto à Rede Celpa para serem ligados assim que a rede for energizada.

O presidente da Associação de moradores do bairro, senhor Antonio Teixeira da Silva, havia feito algumas reivindicações à prefeita, entre elas o patrolamento das ruas que já foi feito e a instalação da energia que está sendo executada.

Com a eletrificação, os donos de lotes no bairro, que ainda não morram ali, estão se mobilizando para construírem e se mudarem para o loteamento.

O líder comunitário disse que está trabalhando para conseguir a implantação da rede de água pública no bairro e outros benefícios. Ele recomenda aos donos de terrenos que façam o memorial descritivo dos lotes para que todos tenham segurança quanto à comprovação de propriedade de seus imóveis.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

PETI oferece curso de nutrição para as mães dos alunos que freqüentam o projeto

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vai oferecer um curso neste sábado dia 28, para treinar as mães das crianças que freqüentam o programa, que oferece para conhecerem e prepararem melhor os alimentos e o valor nutritivo para fazer a melhor combinação entre eles.

O treinamento será ministrado pela nutricionista, Giseli Trentini, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social. Serão 8 horas de palestras, com certificado no final do curso. O público alvo são as mães das crianças do Peti e as mães dos freqüentadores do Projeto Renascer, como convidadas.

A coordenadora, Ledina Faldin Esquivel, disse que o Peti é um programa do Governo Federal em parceria com a prefeitura e tem o objetivo de atender os menores com idades entre 7 e 15 anos, que são encontradas no trabalho em situação degradante, oferecer auxilio nas tarefas escolares, oficinas de computação, canto, dança, música e futuramente oferecerá atletismo, para as crianças, e para as mães, cursos de pinturas, manicure e pedicure entre outros, que são a base dos três eixos que norteiam a proposta pedagógica do PETI.

O programa possui um Tele Centro comunitário, com 11 microcomputadores, sob a responsabilidade do professor de informática, Julio César Cardoso, com duas aulas por semana para cada um dos 59 alunos de 28 famílias.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

publicidade

publicidade