domingo, 12 de setembro de 2010

Vigia do Conselho esfaqueado na costa por menor

Continuando na senda do crime, na manhã de quarta-feira, dia 08, nas dependências do Conselho Tutelar de Novo Progresso, uma menor de 15 anos, desferiu uma facada no vigia com a faca ficando alojada na costa do vigia. De acordo com as conselheiras, a menor F, de 15 anos, estava aos cuidados do Conselho Tutelar de Novo Progresso, na casa de apoio, a garota teria se desentendido com o guarda, pois queria sair e o mesmo não deixou. Assim que o guarda se afastou a menor foi na cozinha da casa de apoio pegou uma faca e desferiu em sua costa. O vigia foi levado para hospital, pelo sargento Edílson Silva, da Polícia Militar, ainda com a faca alojada na costa. O estado de saúde do vigia é grave e inspira cuidados. A menor foi encaminhada para a Unidade de Polícia Civil, aonde foi feito o BO. Segundo informações, a menor será encaminhada para uma casa de recuperação de menores na cidade de Santarém.

Segurança de Domingos Juvenil é encontrado morto

O sargento da Polícia Militar Raimundo Santa Brígida foi encontrado morto na sala de segurança da residência do candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Domingos Juvenil. A morte teria ocorrido na noite da última sexta-feira (10) na capital paraense. O policial militar era setorizado na segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e fazia a segurança do candidato peemedebista. O caso foi registrado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

Um procedimento investigativo foi aberto pela Polícia Civil para apurar o caso. De com pessoas ligadas à vítima, que não quiseram ser identificadas, a morte do PM ocorreu por volta das 20h do dia 10 deste mês. O disparo que o matou partiu da própria arma do sargento, segundo informaram as fontes.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar confirmou a morte do policial militar. Segundo o major Vasconcelos, assessor da corporação, o Instituto Médico Legal (IML) esteve no local do crime para a realização da perícia técnica. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML naquela noite e só foi liberado na manhã deste sábado (11). Ainda de acordo com assessoria, será aberto um procedimento para investigar o caso. O Centro de Operações Integradas (Ciop - 190) também confirmou a morte do PM, informando que o registro foi feito na noite do fato.

Altamira e Novo Progresso recebem títulos pelo Terra Legal


No último domingo, 5 de setembro, o coordenador do Terra Legal Amazônia, Carlos Guedes, entregou o título de posse do distrito de Castelo dos Sonhos (de 15 mil moradores), na 2ª Festa do Boi no Rolete, promovida pela Associação dos Produtores Rurais Vale do Garça. A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, também esteve presente.
Altamira também recebeu a posse do distrito de Cachoeira da Serra. E o município de Novo Progresso, dos distritos de Santa Júlia e Alvorada da Amazônia. O coordenador do Terra Legal destacou que a doação dos títulos é um dos resultados concretos da parceria do Programa com os governos estadual e municipal na regularização fundiária. " Com a doação, as prefeituras podem regularizar mais de 40 mil moradores e melhorar a infraestrutura dos distritos".
A prefeitas de Altamira, Odileida Sampaio, e de Novo Progresso, Madalena Hoffman, atribuíram ao trabalho de quinze meses do Terra Legal os avanços na regularização urbana e rural no oeste do Pará. O Programa tem ações em outros 22 municípios da região e, em 2009, emitiu os primeiros títulos rurais em Novo Progresso e Altamira.
Títulos urbanos
O Terra Legal está doando núcleos urbanos ainda localizados em terras federais às prefeituras da Amazônia Legal. Até dezembro, 95 núcleos urbanos serão repassados a 50 municípios, beneficiando 800 mil moradores. Vinte destes já foram doados nos estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Maranhão.
No estado do Pará, o Programa regularizou as sedes dos municípios de Mãe do Rio, Sapucaia, Tucumã e Eldorado do Carajás. Bairro Maracanã no município de Juruti; bairro de São Lázaro em Oriximiná e bairro São Francisco no Municípío de Jacareacanga.
Com a posse das áreas urbanas, a prefeitura deve regularizar o lote de cada morador, preservar o meio ambiente, o patrimônio cultural e o interesse social nas áreas doadas.
Fonte: Portal MDA

publicidade

publicidade