sexta-feira, 17 de julho de 2009

Zé Geraldo discursa na Câmara dos Deputados sobre Novo Progresso.

No último dia 14 o Deputado Zé Geraldo se pronunciou na Câmara dos Deputados e disse que visitou Novo Progresso, localizado no coração da BR 163, para comemorar com o povo da região o início da pavimentação da Cuiabá-Santarém, em um trecho de cinco quilômetros, na sede do município, com serviços de saneamento e urbanização num valor de 16 milhões de reais.O deputado também comentou sobre a emenda individual de sua autoria para a construção da agência do INSS e frisou a dificuldade da população em conseguir atendimento na agência do INSS de Itaituba e que ás vezes se demora 3 ou 4 meses para se receber um atendimento devido.Em seguida o Deputado do PT falou duramente sobre o contra-senso que ocorre por parte do IBAMA em nossa região:“Quero chamar a atenção das autoridades, do Ministério da Reforma Agrária do INCRA, do IBAMA, do Instituto Chico Mendes, que aquele povo, aqueles produtores, está igual pássaro na gaiola: pula para um lado, pula para outro e não encontra a porta de saída. A atividade madeireira ainda não pode funcionar, a atividade agropecuária precisa do ordenamento fundiário e da legalização das propriedades e a atividade garimpeira está sendo proibida duramente pelo IBAMA”“Senhor Presidente, há fiscalização demais para a peãozada, para os pequenos, mas não há fiscalização para quem mora em São Paulo e Mato Grosso e comanda grandes derrubadas na região de Novo Progresso.”“Presenciei a injustiça que está acontecendo no município, cuja produção de ouro chega a 10 milhões de reais por mês e é duramente reprimida pelo IBAMA. É verdade que está na ilegalidade, porque até agora não houve uma proposta de legalização e nem será elaborada em seis meses ou um ano porque ainda não existe um modelo.““O Governo precisa pensar na sobrevivência daquele povo e apresentar uma proposta concreta para Novo Progresso, onde deve ser estruturada uma unidade do INCRA, porque após cinco anos de muitos seminários e audiências públicas com os nossos Ministérios, até agora ela não foi criada naquela cidade.”No final do discurso ele disse que o asfaltamento da BR 163 já é uma realidade e disse:“Para quem não acreditava e não sonhava mais, agora comece acreditar e a sonhar. Parabéns mais uma vez ao nosso presidente Lula, pois sem ele o asfaltamento da Transamazônica e da BR 163 não teria sido iniciado.”

Novo Progresso - Policia Civil prende 12 em operação contra tráfico de drogas


A Policia Civil deflagrou nesta quinta, 16/07, a operação SANTORINI, no município de Novo Progresso, onde foram cumpridos 8 mandados de Busca e Apreensão, sendo conduzidas a delegacia municipal do município 12 pessoas, apreendidos 3 veículos , 10 motocicletas 3 revolveres, e drogas.

Participaram da operação 24 Policiais de SANTAREM, ITAITUBA, ORIXIMINA, PLACAS e MONTE ALEGRE e 08 delegados sob a coordenação do delegado Jardel Guimarães – delegado Superintendente da Regional do Baixo e médio Amazonas.


A operação SANTORINI faz parte da ofensiva ao TRAFICO DE DROGAS que esta sendo desenvolvida na SUPERINTENDENCIA REGIONAL DO BAIXO E MEDIO AMAZONAS, que já atuou de forma semelhante nos municípios de SANTAREM, ORIXIMINA, ITAITUBA, ALENQUER onde foram deflagradas as operações TEMPESTADE, NORMANDIA E NORMANDIA-II, conforme determinação da DELEGACIA GERAL ATRAVES DO Delegado RAIMUNDO BENASSULY e DIRETORIA DE POLICIA DO INTERIOR, delegado MIGUEL CUNHA e nesta data atende a população da região.


Segundo o cordenador da operação, delegado Jardel, em Novo Progresso, houve uma intensa investigação da Polícia Civil local, tendo a frente o delegado Antonio Carlos, que identificou os principais pontos de venda de droga na cidade bem como as pessoas envolvidas nesse comércio ilegal e prejudicial à sociedade local. Através disso, a operação Santorini pode ser considerada um sucesso.


"O clamor da sociedade foi ouvido finalmente" disse o delegado à nossa reportagem, pois o tráfico de drogas prejudica a todos, pois atráves resultam em muitos outros crimes. Além de viciar e até matar, a droga é causa de muitos assaltos, roubos, furtos e assassinatos. "muitos jovens roubam para arrumar dinheiro para comprar as drogas" frisou o delegado.


Os policiais ficaram surpresos com a apreensão de pedras crake, chamada de resíduo da cocaína, é uma droga mais barata e acessível aos viciados, porém altamente viciadora e pode até matar. Em grandes centros o crake é amplamente utilizado, mas em cidade menores como Novo Progresso tem chegado apenas recentemente, o que é um motivo adicional de preocupação para as autoridade locais e a polícia, empenhadas em combater o tráfico e uso de drogas.


Fonte: Policia Civil

publicidade

publicidade